Governador

13h32min - 24 de Maio de 2013 Atualizado em 01h47min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas inicia obras de asfaltamento entre Riacho dos Machados e Porteirinha

Trecho faz parte do programa Caminhos de Minas e receberá investimento de R$ 28,3 milhões do Estado

O Caminhos de Minas, o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, chega ao Norte de Minas, para impulsionar o desenvolvimento da região. O governador em exercício Alberto Pinto Coelho assinou, nesta sexta-feira (24), ordem de início para obras de pavimentação da estrada que liga os municípios de Riacho dos Machados e Porteirinha. O Governo de Minas irá investir R$ 28,3 milhões no asfaltamento do trecho de 28,2 quilômetros. A previsão é que a obra esteja concluída até dezembro do próximo ano. No Norte de Minas está previsto o asfaltamento de 28 trechos do Caminhos de Minas, totalizando 1.566,2 quilômetros de novas rodovias.

Eixo de desenvolvimento

Para Alberto Pinto Coelho, a obra significará muito mais do que conforto e segurança, já que o Caminho de Minas também cria novos eixos de desenvolvimento regional. “Estou aqui, em nome do governador Antonio Anastasia, para trazer a boa nova de um sonho acalentado pela população de Riacho dos Machados, que é a pavimentação do trecho que liga a cidade a Porteirinha. Uma estrada é muito mais do que uma ligação asfáltica que gera conforto e segurança. É um eixo de desenvolvimento para toda uma região”, disse.

Além de beneficiar diretamente a população dos dois municípios, a pavimentação do trecho vai permitir o acesso à BR-116 (Rio-Bahia), via BR-251, contribuindo para o escoamento dos produtos da mineração, reflorestamento e da produção agrícola do grande Jaíba, sentido Rio de Janeiro e Bahia. A obra também vai reduzir em mais de 90 quilômetros, no acesso da região produtora do Jaíba à BR 116.

Imagem de Santo Antônio

Para o prefeito de Riacho dos Machados, Elton Marques de Almeida , o Tezim, o asfaltamento do trecho é uma das obras mais importantes da região do Norte de Minas, nos últimos anos.  “Estamos muito satisfeitos com a visita do governador em exercício Alberto Pinto Coelho a nossa cidade. Esta obra vai ajudar no escoamento da produção, no transporte de estudantes, no deslocamento das famílias em áreas rurais. Ou seja, vai beneficiar diretamente a população da cidade e da região”, disse Tezim.

Durante a cerimônia, realizada na Praça de Eventos, o governador Alberto Pinto Coelho recebeu das mãos da primeira dama, Valdelice Rosa Pereira Marques, uma imagem de Santo Antônio, padroeiro do município.

Melhoria da infraestrutura

O Caminhos de Minas tem o objetivo de ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios mineiros. É o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, envolvendo a implantação de 7,8 mil novos quilômetros de rodovias, distribuídos por 236 trechos, beneficiando diretamente 304 municípios e 7,3 milhões de mineiros.

O programa vai possibilitar maior integração entre os municípios e regiões, ao encurtar distâncias e diminuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia mineira. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões beneficiadas, dos que visitam o Estado ou daqueles que precisam utilizar a infraestrutura rodoviária mineira.

O Caminhos de Minas também vai impulsionar a comunicação nas diversas regiões do Estado e entre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, o que fará com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras façam com mais segurança, tranquilidade e rapidez.