13h40min - 18 de Janeiro de 2013 Atualizado em 08h20min - 28 de Junho de 2013

Governo de Minas intensifica ações para o controle da dengue no Estado

Em coletiva, secretário de Saúde afirmou que não haverá restrições orçamentárias em ações para frear a proliferação do mosquito e aperfeiçoar a assistência médica

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (18) para esclarecer sobre a atual situação da dengue no Estado, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, reafirmou que não haverá restrição orçamentária do Governo de Minas para frear a proliferação do mosquito e otimizar a assistência para a população contaminada. “Ainda é preciso confirmar muitos casos, mas a situação é de alerta. Com isso, já estamos envolvendo outros órgãos de governo como a Copasa, Defesa Civil, entre outros, em busca de uma sinergia para esta ação”, disse o secretário.

Mesmo com a redução de 75% dos casos notificados nos últimos três anos no estado, o atual aumento dos casos chega a ser até sete vezes maior que o preconizado para algumas cidades. Os casos notificados em 17 dias de janeiro de 2013 já superaram os casos notificados em todo o mês de janeiro de 2012 - foram 6.525 casos notificados este ano.

Segundo o secretário, a elevação dos casos se deu em razão do forte calor e das chuvas durante o mês de dezembro e janeiro e também pelo descaso das administrações públicas em muitas cidades do interior, como no Vale do Aço e Mucuri, regiões em situação de alerta.

“Além da água parada, ocorre também o rápido desenvolvimento do mosquito no período de calor. Além disso, a renovação administrativa, que chegou a 83% das prefeituras, apontava para um cenário de ‘desmonte’ negativo das administrações e, de fato, a saúde pública foi penalizada. Há lugares onde não se faz coleta de lixo há dois meses, existe um abandono, e isso é fatal. O nosso maior problema é a questão da limpeza dos inservíveis, que são potenciais criadouros da doença. Embora não seja papel da Secretaria de Saúde recolher este lixo, já estamos trabalhando em parceria com outros órgãos do Estado para resolver o problema”, explica Antônio Jorge.

Para reverter a situação e combater o mosquito, o Governo de Minas investirá R$ 26 milhões no novo Plano de Contingência Estadual, já aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em dezembro.

Mobilização é fundamental

As ações da nova campanha “Dengue, tem que acabar! É hora de todo mundo agir”, lançada no final de 2012, se dividem em três pilares: comunicação (mobilização social), Vigilância Sanitária e assistência para uma rápida resposta na redução da letalidade.

“Dengue mata, no entanto, o manejo é muito simples e a participação da sociedade é fator primordial para o enfrentamento. A maioria dos criadouros do mosquito continua dentro dos domicílios”, destaca o Secretário.

Entre as ações da campanha está a Força Tarefa que já atua desde 2010 em municípios com índices elevados da doença e conta com mais de 280 agentes. A Força Tarefa é integrada com o Dengue-Móvel, que efetua a troca de pneus, pets e latas por material escolar e já removeu cerca de 2,5 milhões de focos, além do Dengômetro, posto fixo que dá orientações sobre a doença.

A partir desta segunda-feira (21), será instituído, pela primeira vez no Estado, o Teste Rápido de dengue. Nas situações de elevação súbita do número de casos, ele permite, em cerca de 20 minutos, a detecção precoce dos casos, principalmente nos primeiros dias de sintomas, e é uma importante ferramenta para triar amostras para isolamento viral.

Também foram criadas nas cidades que necessitam de reforço na assistência as Unidades de Hidratação, estruturas que funcionam 24 horas e atendem pessoas com os primeiros sintomas do vírus.

A Secretaria de Saúde abriu, ainda, no início do mês, inscrições para médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais voluntários atuarem na Força Estadual de Saúde. Criada em janeiro de 2012 para apoio às vítimas das chuvas, agora ela dá apoio às regiões de maior notificação da doença e já tem 900 profissionais cadastrados.

Ações da Força Tarefa em 2013

O município de Araçuaí, localizado na região do Jequitinhonha, recebeu a partir do dia 04, a força tarefa de combate à dengue. A equipe, formada por 25 agentes de saúde, permanecerá na cidade até o dia 18/01 para atividades de controle vetorial em domicílios e lotes. As ações envolverão, ainda, o controle espacial por meio de bombas costais e fumacê (UBV).

No último dia 09, a SES enviou equipes de mobilização da força tarefa também para os municípios de Águas Formosas, Crisólita e Pavão. As equipes permaneceram até o dia 11 na região, realizando atividades de controle vetorial em residências e lotes.

A força tarefa também está atuando na região do Vale do Aço. No dia 11, a SES enviou profissionais da Força Estadual de Saúde e 50 agentes da Força Tarefa, além de 44 mobilizadores sociais, à região. Outra iniciativa foi a instalação de unidades de hidratação, que passaram a funcionar a partir do dia 11. O Governo de Minas também está contratando recursos humanos e disponibilizando medicamentos e equipamentos, além de pagar recursos extra-teto para financiar leitos de retaguarda nos hospitais referência na região.

Do dia 11 a 13 de janeiro, os moradores de Timóteo e Ipatinga trocaram inservíveis (pneus, garrafas pet e latas) por material escolar no Dengue Móvel e saber mais sobre formas de prevenção, sintomas, formas de tratamento e sobre a doença no Dengômetro. Do dia 14 a 16, a mesma ação foi realizada em Coronel Fabriciano e Periquito.