18h04min - 09 de Novembro de 2012 Atualizado em 20h30min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas intensifica estratégia de convivência com estiagem prolongada no semiárido

Com tecnologia e método social de implantação, Norte e Nordeste do Estado receberão mais de 10 mil novas cisternas para armazenar água da chuva

“Minha família foi beneficiada com uma cisterna de placas e agora temos água para beber, sem o sofrimento de andar léguas até encontrar coisa tão importante. A situação antes dela era muito difícil”. A declaração de Hildon Bispo da Costa, que mora com a família na comunidade de Furado da Garapa, no município de Pai Pedro, na região de Janaúba, mostra a importância dos investimentos que têm sido feitos pelo Governo de Minas com um claro objetivo: reduzir as dificuldades enfrentadas pelos sertanejos, dotando a região do semiárido mineiro de condições para convivência com longos períodos de estiagem no Norte e Nordeste do Estado.

Costa também é um “cisterneiro”, que participa da implantação de outras cisternas do mesmo tipo na região. “É uma maravilha ter água perto de casa. Não sei o que faria, pois os rios secam, e tem pouca chuva. E vamos construir mais, pois ainda tem muita gente precisando”, relata.

A construção de cisternas de placas (alvenaria) está entre as ações executadas pelo Estado na região, que incluem, ainda, a construção de barragens para captação de água de chuva e medidas de auxílio aos moradores durante a época seca nos vales do Jequitinhonha e Mucuri e no Norte de Minas.

Trata-se de tecnologia que mescla o saber popular e a participação técnica de entidades sociais, cuja eficiência é reconhecida. O foco do Governo de Minas é dotar o semiárido de melhor infraestrutura hídrica, armazenando água de chuva para consumo humano, dessedentação de animais e produção familiar de alimentos.

De 2005 a 2010, foram instaladas 4.332 cisternas de placas (com capacidade para 16 mil litros) para consumo humano em 55 municípios dessas três regiões, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), seu braço operacional. O valor total do investimento chegou a R$ 9.643.364,40, envolvendo uma parceria com o Governo Federal.

A distribuição regional ficou assim estabelecida: o Norte de Minas recebeu 2.976 cisternas, implantadas em 32 municípios; o Vale do Jequitinhonha, 1.086 cisternas, instaladas em 22 municípios; e o Vale do Mucuri, 270 cisternas, implantadas no município de Teófilo Otoni.

Dalvino Batista, que mora com sua mulher, Guilhermina Lopes Batista, na comunidade Cabeceira de Mocambinho, no município de Januária (Norte de Minas), também destaca a importância de ter sido beneficiado com uma cisterna de placas em casa.

“Durante o período das chuvas, minha mulher colhia água do telhado, em bacias. Na seca, a água que chegava aqui, para beber, vinha em caminhões-pipa do Exército e da prefeitura. Após a instalação da cisterna, nossa família, formada por cinco pessoas, tem água de qualidade e suficiente para beber durante o ano todo”, contou ele, agradecendo ao Governo do Estado e a seus parceiros, incluindo a Associação Comunitária local, pelas 26 unidades construídas na localidade para o abastecimento de água voltado a pessoas que passaram por dificuldades durante tanto tempo.

Água para Todos

A estratégia do Governo de Minas para combater as dificuldades vividas pela população do semiárido ganha agora um novo e significativo impulso, o Programa Água para Todos, resultado também de parceria com a União. Já foram assinados convênios com cinco entidades credenciadas no valor global de R$ 28,1 milhões.

Com esses recursos, serão implantadas 10.163 novas cisternas de placas no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas, onde, este ano, os habitantes vêm enfrentando vários problemas provocados pela seca.

Do total dessas estruturas, 9.661 cisternas terão capacidade para acumular, cada uma, 16 mil litros de água para consumo humano. Outras 502 cisternas terão capacidade para armazenar, cada uma, 52 mil litros de água que será usada para implantação de pequenos projetos de produção familiar de alimentos. Serão atendidos, nesta etapa, 17 municípios localizados nas duas regiões.

Estas ações estão previstas no Programa Água para Todos, no âmbito de parceira firmada entre os governos do Estado e Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os recursos estão sendo repassados às entidades pelo Sistema Sedvan/Idene. A expectativa é de que as primeiras cisternas de placas sejam entregues no fim deste mês.

“O governador Antonio Anastasia está empenhado em viabilizar as ações relacionadas à linha de investimentos do Água para Todos. Nosso objetivo é promover o acesso à água em qualidade e quantidade adequadas no Norte e Nordeste de Minas, onde famílias de baixa renda do meio rural sofrem por causa das consequências do período da seca”, disse o secretário de Estado Gil Pereira (Sedvan).

Capacitação

De acordo com a metodologia de implantação das cisternas de placas, serão desenvolvidas ações de mobilização, assistência técnica e capacitação de famílias de baixa renda do meio rural em gestão de recursos hídricos, objetivando a melhor utilização da água.

As cisternas de 16 mil litros são destinadas exclusivamente para o consumo humano, sendo suficiente a sua água reservada para o atendimento das necessidades para beber e cozinhar de uma família com até cinco membros, por período de oito meses, correspondente à duração média da estiagem.