Governador | Saúde

18h38min - 31 de Janeiro de 2013 Atualizado em 11h09min - 29 de Junho de 2013

Governo de Minas intensifica medidas para combater a dengue no Estado

Anastasia determinou a mobilização de secretarias e órgãos do Estado; serão investidos R$ 26 milhões do Tesouro Estadual em ações estratégicas

O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta quinta-feira (31), no Palácio Tiradentes, durante reunião com secretários de Estado e diretores de empresas e órgãos públicos de Minas, um conjunto de medidas para intensificar o combate à dengue em todo o Estado.

Anastasia determinou que todas as secretarias, empresas e órgãos públicos do Estado ampliem sua atuação no combate à doença. Serão investidos mais R$ 26 milhões do Tesouro Estadual em ações estratégicas, buscando melhorar a capacidade de monitoramento da doença.

“Estamos determinando às secretarias e órgãos, como, por exemplo, na área de Educação, que tem uma grande rede de mobilização dos alunos, diversas sugestões. A mesma coisa com as nossas universidades e o sistema das polícias, que está presente em todos os municípios. O combate à dengue é quase uma mobilização cívica da sociedade contra os focos do mosquito, porque, no momento em que o mosquito é eliminado, a doença desaparece”, afirmou o governador.

A decisão de ampliar as ações é uma resposta do governo mineiro ao aumento de casos notificados este ano em todo o Estado. Em janeiro, foram notificados cerca de 20 mil casos, contra 6 mil no mesmo período de 2012. O aumento do número de casos é devido à introdução do sorotipo 4, para o qual a população mineira não está imune, e às condições climáticas favoráveis ao crescimento da infestação.

O governador solicitou aos prefeitos que deem continuidade às ações de combate à dengue. “É muito importante que os prefeitos atentem especialmente para a limpeza não só das vias públicas, mas também de terrenos que possam ter focos de infestação da dengue”, reiterou Anastasia.

Ações estratégicas

O plano desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) inclui a instalação de unidades de hidratação com o serviço de testes rápidos, aumento do contingente de homens que atuam na força-tarefa e convocação da Força Estadual de Saúde.

Nas unidades de hidratação, os pacientes com sintomas da dengue receberão o primeiro atendimento, com soro e outros medicamentos. Segundo o secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza, quem procurar uma dessas unidades contará com testes rápidos, que permitem a detecção precoce dos casos, principalmente nos primeiros dias de sintomas, se tornando importante ferramenta para tirar amostras para isolamento viral. A confirmação em tempo real vai agilizar a detecção da doença.

A força-tarefa de combate à doença será reforçada, passando de 180 para 280 homens, e contará com o apoio do Exército e Aeronáutica para ampliar o contingente quando necessário.

A Força Estadual de Saúde, criada em 2012 para apoiar as vítimas das chuvas, será mais um aliado no combate ao mosquito. Formada por voluntários médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, a força foi convocada para auxiliar os municípios com alto índice de casos da dengue.

“A dengue é uma doença muito grave e que pode levar à morte, mas o seu manejo clínico é simples, é a hidratação. A boa informação, os profissionais de saúde, um diagnóstico preciso e correto e a hidratação a tempo evitam os óbitos. É o que nós estamos fazendo nos municípios onde a situação é mais crítica”, informou o secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.

Os principais criadouros continuam sendo os depósitos móveis (vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais), respondendo por 32,65% dos criadouros. Em seguida, os depósitos de água ao nível do solo (22,44%), os depósitos fixos (calha, laje, ralos, sanitários em desuso, etc.) e lixo e outros resíduos sólidos (16,32% cada um).

“Peço, de maneira muito enfática, mais uma vez, à população de Minas Gerais que tenha uma atenção redobrada com a questão da limpeza, para evitar os focos do mosquito da dengue dentro das suas residências para que tenhamos uma diminuição desse número”, disse o governador.

Campanha 2012/2013

Em outubro do ano passado, o governador Antonio Anastasia lançou a campanha Dengue 2012/2013. Levando em consideração o sucesso obtido no combate ao mosquito em anos anteriores, a ideia era de que o esforço não poderia parar. Por isso, o tema “Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir”, que visa transformar conhecimento em mobilização e dizer que somente com todos juntos, é possível obter a vitória.

A campanha parte do princípio que a maioria das pessoas já conhece o que deve ser feito para combater e evitar a dengue. Ainda assim, é fácil esquecer que a doença mata, sendo cômodo achar que basta cuidar da própria casa para se livrar dela.

Como na edição anterior, a campanha tem um site (www.denguetemqueacabar.com.br) de apoio, onde um mapa interativo serve como ferramenta colaborativa no monitoramento das ações contra a dengue e dos focos da doença. O mapa é desenvolvido a partir da plataforma Google Maps e integrado ao Facebook.

Capacitação de mais de 5 mil pessoas

Em 2012, foram capacitados, 2.672 médicos e 3.598 enfermeiros que atuam em diferentes regiões do Estado. Além de médicos e enfermeiros, 4.214 outros profissionais de saúde, entre eles, agentes comunitários, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e gestores municipais participaram das capacitações. Foram realizados 566 cursos de capacitações, nas 28 regionais de saúde do Estado.