17h30min - 19 de Dezembro de 2012 Atualizado em 01h34min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas investe em oncologia no Triângulo Mineiro

Secretaria de Saúde já destinou R$ 4 milhões no hospital Hélio Angoti para qualificar e melhorar o atendimento à população

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) inaugurou nesta quarta-feira (19), 22 novos leitos no Hospital Oncológico Hélio Angotti, em Uberaba.

A SES, por meio do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS (Pro-Hosp), investiu R$ 2 milhões no hospital, em 2011, para custeio das atividades hospitalares e compra de equipamentos e mobiliário.

Agora em 2012, repassou mais R$ 2 milhões para serem investidos no custeio desses 22 leitos hospitalares que foram inaugurados. Já a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), sediada no município de Araxá, doou R$ 375,8 mil para a construção dos leitos.

“O Governo de Minas vem investindo cada vez mais nos hospitais estaduais por meio do Pro-Hosp. Manter parceiras com hospitais que atendem pelo SUS é uma forma de ampliar e melhorar o atendimento aos cidadãos mineiros, ofertando uma assistência em saúde mais qualificada e humanizada. Nos últimos dois anos, o estado investiu R$ 4 milhões no hospital,” afirma o Subsecretário de Políticas e Ações de Saúde da SES, Maurício Botelho.

Já o Coordenador do Pro-Hosp estadual, Thiago Lucas, explica que desde a sua implantação, o programa aumentou a oferta e a qualidade dos serviços hospitalares. “O Hospital Hélio Angotti é exemplo de assistência especializada em oncologia e tem muita relevância na prática de sua clínica. Por isso, ele foi reconhecido pelo Pro-Hosp e hoje faz parte do programa”, observa.

Parceria com o Governo Federal

O Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, também esteve presente na inauguração e anunciou investimentos federais no hospital. “Temos interesse em uma parceria com o Estado para aumentar o recurso repassado à instituição,” afirma Júnior.

O Superintendente regional de saúde de Uberaba, Iraci Neto, parabenizou a gestão do hospital, que, segundo ele, busca constantemente revolucionar o atendimento através do SUS em benefício da população da região. “Esta disponibilidade de mais 22 leitos vem comprovar que as parcerias entre os setores público e privado, juntamente com o trabalho filantrópico do hospital, beneficiam todo um processo de evolução na qualidade e resolutividade em saúde,” conclui.

Já o presidente do Hospital, Délcio Scandiuzzi, agradeceu o aporte do Governo do Estado e da superintendência regional de saúde, que “tem voltado seu olhar para o hospital, por saber o quanto o tratamento do câncer é importante e estratégico para a nossa região.”

Também estavam presentes na inauguração o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, o secretário municipal de saúde de Uberaba, Valdemar Hial, o prefeito eleito de Uberaba, Paulo Piau, o deputado estadual Adelmo Leão, o presidente da Câmara dos Vereadores de Uberaba, Luiz Humberto Dutra e o vereador Cleber Humberto Sousa.