Ciência e Tecnologia

17h18min - 20 de Março de 2012 Atualizado em 02h20min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas investirá R$ 2,5 milhões na estruturação do NURII em Frutal

Parceria com a Embrapa e a Agência Nacional de Água garante a certificação da agricultura irrigada

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), vai destinar R$ 2,5 milhões para implementação do Núcleo de Referência e Inovação em Recursos Hídricos (NURII), sediado no complexo Unesco-HidroEx, em Frutal, no Triângulo Mineiro. O NURII visa fortalecer a agricultura irrigada, envolvendo as principais entidades associadas à questão hídrica, tendo como foco principal as demandas dos irrigantes.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, esteve em Frutal para formalizar a parceria entre o Governo de Minas, Embrapa, Agência Nacional de Água (ANA) e Unesco-HidroEx para implementação do NURII. Na ocasião, a Embrapa cedeu em comodato ao Unesco-HidroEx equipamentos no valor de R$ 907.588,14. Além de microcomputadores e notebooks, foram destinados uma carreta e dois tratores agrícolas, grade aradora e arado de disco, plantadeira, triturador agrícola, roçadeiras e seis veículos automotores (dois Ford Ranger, dois Logan, um caminhão e um micro-ônibus) para utilização no Núcleo.

Além dos R$ 2,5 milhões do Governo de Minas, o Governo Federal será parceiro da iniciativa, repassando também R$ 2,5 milhões ao núcleo. Segundo o secretário Narcio, por meio do NURII estarão centralizadas em Minas Gerais as principais pesquisas e projetos relacionados à agricultura irrigada. “O NURII se fundamenta em quatro pilares: informação, capacitação, pesquisa e inovação”, explicou. O secretário acrescenta que caberá ao núcleo definir e propor prioridades para pesquisa, integrar resultados, consolidar protocolos visando à certificação de empreendimentos com relação ao uso adequado da água e aprimorar os critérios de outorga.

O diretor da Embrapa Cerrados, José Roberto Rodrigues Peres, destacou que esta parceria vai possibilitar o resgate da agricultura irrigada. “O NURII poderá se transformar no grande laboratório de desenvolvimento e transferência de tecnologia para a agricultura irrigada e em um centro de capacitação, que será modelo para todo país”, afirmou.

O secretário Narcio Rodrigues ressaltou que o NURII vai ensinar ao mundo que é possível produzir uma agricultura competente com o uso racional da água. Um dos programas do núcleo será o de Certificação da Água, modelo no Brasil.

Estiveram presentes na solenidade a assessora técnica de Articulação e Comunicação da ANA, Cristianny Vilela Teixeira; a diretora de Planejamento, Gestão e Finanças do Unesco-HidroEx, Andrea Quinaud Lacombe; a diretora de Pesquisa, Tânia Brito;  a prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges; além de outras autoridades ligadas ao setor agrícola.