17h02min - 18 de Março de 2013 Atualizado em 18h28min - 29 de Junho de 2013

Governo de Minas lança em Belo Horizonte a Semana Internacional do Café

Evento, que ocorrerá em setembro, terá como atrativos uma feira mundial para negociar o produto e a reunião de 50 anos da OIC, que reunirá representantes de 70 países

O Governo de Minas lançou nesta segunda-feira (18), em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café. O evento será realizado na capital no período de 9 a 13 de setembro no Expominas, e vai receber a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, a maior feira da América Latina ligada à cafeicultura.

A Semana Internacional do Café será um dos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro em 2013. A iniciativa se insere nos esforços de internacionalização do Estado, empreendido pelo Governo de Minas, que vem alcançando bons resultados em acordos bilaterais, atração de investimentos e fomento ao turismo. “Nós vamos mostrar através deste evento, a potencialidade do café em Minas e do Brasil. Temos café de alta qualidade e vamos buscar este reconhecimento. A ideia é mostrar que, além de maiores produtores temos um dos melhores cafés do mundo”, avaliou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento.

A Semana Internacional do Café será promovida pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a OIC, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae – que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor –, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Café Editora.

Organização Internacional do Café

Uma das atrações da Semana Internacional do Café será a reunião que comemora os 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC). Os encontros da OIC são tradicionalmente realizados em Londres, sede da organização. A escolha da capital mineira reflete a importância do Estado, principal produtor nacional de café.

Segundo o diretor-executivo a OIC, Robério Silva, a realização da reunião da OIC em Minas Gerais foi uma oferta do governo estadual para que a celebração dos 50 anos da organização se fizesse em Belo Horizonte com o objetivo de celebrar também a participação do café mineiro no cenário internacional. Na reunião da OIC, chefes de Estado e centenas de delegados de 70 países estarão na capital mineira para debater a produção e os rumos do mercado de café. Os membros da OIC representam 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo de café.

A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável, dando melhores condições a todos os participantes do setor. Os países membros (produtores e consumidores) podem discutir as principais questões e dificuldades do comércio internacional do café e desenvolver as políticas e soluções apropriadas.

Espaço Café Brasil

Durante a Semana Internacional do Café, também será realizada a 8ª edição do Espaço Café Brasil, com área de exposições e atrações para o segmento cafeeiro. Segundo Caio Alonso Fontes, organizador da feira, a expectativa dos organizadores é de que estejam presentes cerca de 200 expositores e a presença de 10 mil visitantes. É a primeira vez que a feira será realizada em Minas Gerais.

O Espaço Café Brasil é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés, oferecendo área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais. A feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Paralelamente à feira ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminário e workshops.

Desafios do setor

De acordo com o secretário Elmiro Nascimento, um dos grandes desafios do setor, além de tornar o produto mineiro conhecido, é agregar valor à produção para que o produtor seja melhor remunerado pela sua produção, e mostrar a capacidade que as regiões mineiras têm de produzir cafés especiais, de altíssima qualidade, que sempre se classificam em concursos de cafés gourmets.

Para o presidente da Faemg, Roberto Simões, boa parte do café produzido no país continuará sendo vendida como commodity, mas o setor produtivo mineiro tem desprendido esforços na produção de cafés especiais. “Há um empenho cada vez maior na produção e comercialização de cafés em quilos e não somente em sacas, trazendo maior valor agregado”, explica. O presidente da Faemg ressalta também que mesmo a produção de commodities, atualmente, é muito diferente de anos atrás. “O produto também é resultado de investimento de tecnologia e de maior qualidade”, afirma.

Café em Minas Gerais

- Maior produtor nacional: 25 milhões de sacas previstas para 2013

- 51,4% da safra nacional

- Em 2012, o café respondeu por R$ 11,4 bilhões (produção e indústria), ou 8,6% do PIB do agronegócio mineiro, que somou R$ 132,4 bilhões.

- Responsável pela exportação de US$ 3,8 bilhões em 2012. É o principal produto da pauta de exportações do agronegócio mineiro

Clique aqui para acessar informações sobre a cafeicultura em Minas Gerais

Clique aqui para conhecer programas de incentivo à cafeicultura desenvolvidos pelo Governo de Minas