19h30min - 26 de Novembro de 2010 Atualizado em 22h09min - 24 de Junho de 2013

Governo de Minas lança livros em parceria com a Editora UFMG

BELO HORIZONTE (26/11/10) - Com o objetivo de registrar a experiência do Programa Estado para Resultados, a segunda fase do Choque de Gestão, implantado em Minas Gerais a partir de 2003, o Governo de Minas e a Editora UFMG lançaram, nessa quinta-feira (25), no espaço BDMG Cultural, duas publicações que abordam a experiência do programa: “Estado para Resultados - Avanços no Monitoramento e Avaliação da Gestão Pública em Minas Gerais” e “Empreendedores Públicos no Governo de Minas Gerais, registro de uma experiência de resultados”.

Implantado em 2007, o Programa Estado para Resultados foi criado para estruturar uma gestão por resultados efetiva no Estado de Minas Gerais. Ligado diretamente à Governadoria do Estado, o programa se propõe a integrar um conjunto de ações funcionais e temáticas de forma multissetorial e estratégica.

Experiência inovadora

Organizadora do livro “Empreendedores Públicos no Governo de Minas Gerais, registro de uma experiência de resultados”, a coordenadora da Unidade de Empreendedores do Programa Estado para Resultados, Mônica Bernardi, destacou que o lançamento do livro é uma oportunidade de registrar uma experiência de gestão estratégica de pessoas na administração pública. “Os empreendedores públicos ocupam cargos de recrutamento amplo onde os pré-requisitos para admissão são a meritocracia e o profissionalismo”, disse Bernardi. Inspirado no Sistema de Alta Dirección Pública (SADP), componente do serviço civil do Chile, o processo de pré-qualificação para o cargo de empreendedor público tornou o Estado de Minas Gerais a única unidade da federação brasileira que instituiu, por meio de lei, um processo de seleção como pré-condição para o provimento de cargos em comissão de livre nomeação e exoneração.

O gerente de Planejamento de Estudos Econômicos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Helger Marra, autor de ambas as publicações e que também participou da execução do programa, destaca a importância da iniciativa. “Precisamos alimentar e reforçar a cultura de uma gestão adequada da informação e dos processos. As duas experiências retratadas são inovadoras e precisavam ser ressaltadas e analisadas”, reforça Marra.

Reflexão

Para o coordenador-adjunto do Programa Estado para Resultados, Iran Pordeus, um dos organizadores do livro “Estado para Resultados - Avanços no Monitoramento e Avaliação da Gestão Pública em Minas Gerais”, as publicações oferecem as óticas da academia e da execução de políticas públicas, o que as enriquece. “Buscamos mesclar nas duas publicações autores com óticas diferenciadas, merecendo destaque o fato de termos autores de fora da administração estadual, o que contribui para óticas bastante diferenciadas do assunto”, destaca Iran Pordeus.

Também um dos organizadores da publicação “Estado para Resultados - Avanços no Monitoramento e Avaliação da Gestão Pública em Minas Gerais”, o administrador público e economista, Eder Campos, destacou que o lançamento do livro retrata um importante esforço para se ter uma visão crítica da experiência do modelo em construção em Minas Gerais, tendo como objetivo reconhecer os avanços e apontar os desafios encontrados. “O registro também ganha importância na ótica da disseminação de importantes conceitos para uma gestão pública orientada para resultados”, avaliou Campos.

Parceria

Para o vice-diretor da Editora UFMG e professor da Faculdade de Letras da universidade, Roberto Said, a parceria com o Governo de Minas para o lançamento dos livros contribui para a criação de uma rede importante, para que tanto o conhecimento técnico como o acadêmico seja divulgado. “Publicações como essas merecem ser disseminadas principalmente devido à execução de políticas públicas bem sucedidas. Até hoje, o livro sobre a experiência do Choque de Gestão é procurado em bienais que participamos pelo país, sinal de que as ações implementadas em Minas Gerais têm atravessado fronteiras”, destacou Said.

A parceria com a UFMG também foi ressaltada pelo coordenador do Estado para Resultados e organizador das duas publicações, o economista Tadeu Barreto. “O fato da Editora UFMG fazer essa parceria para a edição e o lançamento dessas publicações engrandece ainda mais o nosso trabalho. Mais do que um balanço do programa, o lançamento das publicações é o estabelecimento de um marco de práticas que poderão vir a ser adotadas por futuras administrações públicas”, refletiu Tadeu Barreto.

Livros

Os livros que retratam a experiência do Programa Estado para Resultados já podem ser adquiridos no site da Editora UFMG e nas livrarias do Campus Pampulha; no Conservatório da UFMG; na livraria da Universidade em Ouro Preto, na região Central do Estado; e no Campus da UFMG em Montes Claros, no Norte de Minas.

Empreendedores Públicos no Governo de Minas Gerais: registro de uma experiência de resultados

Tadeu Barreto Guimarães e Mônica Moreira Esteves Bernardi (organizadores)

Área: Administração Pública

Coleção: Obra Avulsa