Saúde | Esportes

16h05min - 20 de Dezembro de 2012 Atualizado em 08h09min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas lança o projeto Geração Saúde para reduzir a obesidade entre jovens

Iniciativa das secretarias de Saúde e de Esportes e Juventude busca incentivar a prática de atividades físicas e prevê orientações para adolescentes acima do peso

O Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Saúde e de Esportes e Juventude, lançou nesta quinta-feira (20) o Programa Geração Saúde, uma iniciativa que prevê o desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria da saúde e qualidade de vida de adolescentes na faixa etária de 15 a 19 anos.

O lançamento oficial ocorreu no estúdio do Canal Minas Saúde, com a presença dos secretários Antônio Jorge de Souza Marques (Saúde) e Eros Biondini (Esportes e Juventude).

O foco do programa é estimular a prática de atividades físicas, esporte e lazer, orientadas por profissionais de Educação Física em academias credenciadas pelo Governo de Minas, com acompanhamento pelas equipes do Programa Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Para alcançar os objetivos traçados, o Projeto Estratégico Geração Saúde contará com a atuação integrada de múltiplos atores e entidades, coordenados em conjunto pelas secretarias de Estado de Esportes e da Juventude e de Saúde.

O Secretário Antônio Jorge enfatizou que a participação da sociedade nos programas do governo é importantíssima e que o Geração Saúde foi criado para conscientizar os jovens de como é importante cuidar de si mesmo, para que no futuro eles possam ser adultos saudáveis.

“Nós temos uma evidência muito forte da necessidade deste programa. A partir dos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em pouco mais de 30 anos, tivemos uma elevação de 3% para 21% no aumento de sobrepeso em adolescentes do sexo masculino. As brincadeiras de rua já não existem mais hoje, as crianças e adolescentes brincam de vídeo game, o que favorece o sedentarismo. Se esse parâmetro continuar, teremos muitos problemas no futuro com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas ortopédicos, por exemplo. Ao focar no adolescente, estamos tentando formar um geração mais saudável no futuro”, declarou o secretário.

Antônio Jorge salientou ainda que a prática de atividades físicas não só faz bem para o corpo, como também socializa o jovem, que aprende a trabalhar em conjunto e absorve valores como participação e trabalho em equipe.

O secretário de Esportes e Juventude Eros Biondini foi enfático ao falar sobre os benefícios da prática de atividade física na adolescência e explicou aos presentes como se dará o cadastramento das academias.

“Teremos um edital e, após essa etapa, as academias terão que ter um número mínimo de condição para receber esses jovens. A ideia é fiscalizar o local onde se dará o credenciamento para ver se ele possui as condições adequadas. Tomaremos o cuidado de credenciar academias que ofereçam no mínimo três atividades diferentes aos jovens, para que eles escolham a que mais lhes agradar”, afirmou.

O lançamento do edital aconteceu nesta quinta-feira (20) e pode ser acessado no site da SEEJ. Seguindo o edital, as academias deverão se credenciar junto à SEEJ e, posteriormente, serão chamadas para firmar contrato com o Governo de Minas. O início das contratações está programado para janeiro de 2013. No levantamento realizado pela SEEJ e SES, atualmente, 99 municípios estariam aptos a iniciar prontamente as atividades.

O Programa Saúde da Família será responsável por indicar os jovens participantes do programa, que serão encaminhados às academias credenciadas após uma avaliação médica. Os investimentos previstos no projeto são de R$ 10,16 milhões em 2013 e, até 2016, de R$ 42,4 milhões. O início das atividades está previsto para fevereiro de 2013.

Palestras também estão previstas

A Diretora de Promoção à Saúde e de Agravos não transmissíveis, Daniela Souzalima, informou que, entre outros benefícios, os jovens que participarem do programa Geração Saúde poderão participar de palestras educativas, trabalhar juntamente com os profissionais e obter de forma mais fácil informações de saúde.

“É importante salientar que este programa vai buscar consolidar a mudança de comportamento dos adolescentes. Além de trabalhar a prática de atividades físicas, a iniciativa deseja contribuir para que estes adolescentes possam ser inseridos nas unidades básicas de saúde, porque nós sabemos que este é um espaço que eles não utilizam com tanta frequência. O sobrepeso tornou-se um problema muito grave de saúde pública. O risco de obesidade nos adolescentes atendidos aqui em Minas é em torno de 15%; isso significa que estes adolescentes possuem um risco maior de desenvolver obesidade e doenças crônicas como diabetes, hipertensão, colesterol alto. Se não cuidarmos agora, poderemos ter no futuro uma pandemia de obesos”, declarou Daniela.

O Presidente do Conselho Regional de Educação Física, Cláudio Augusto Boschi frisou a importância do cuidado com o próprio corpo. “Minas Gerais demonstra mais uma vez pioneirismo e competência. Hoje, o Estado é uma referência na área de educação física”, apontou.

Cláudio Augusto ainda afirma que programas como o Geração Saúde irá evitar que os adultos de amanhã sofram com cirurgias muito invasivas, como a redução de estômago, por exemplo, inclusive evitando situações de invalidez ou morte.

Também participou do lançamento o Secretário Municipal de Saúde de São João de Bicas, Paulo Maia.