Ciência e Tecnologia | Social | Educação | Trabalho / Social

17h35min - 08 de Março de 2012 Atualizado em 17h29min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas leva educação em direitos humanos às escolas públicas

Objetivo é conscientizar os jovens sobre a importância de se promover os direitos da mulher, da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa com deficiência e de outros grupos vulneráveis na sociedade

No Dia Internacional da Mulher, o Governo de Minas mostrou mais uma vez que o trabalho integrado entre diferentes áreas resulta em políticas públicas efetivas para a população. As secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Educação (SEE) se uniram para levar educação em direitos humanos para as escolas públicas estaduais de todo o Estado.

Os secretários Cássio Soares (Sedese), Narcio Rodrigues (Sectes) e a secretária-adjunta de Educação, Maria Ceres Pimenta, lançaram, nesta quinta-feira (8), a Rede de Educação em Direitos Humanos. O objetivo é conscientizar os jovens sobre a importância de se promover os direitos da mulher, da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa com deficiência e de outros grupos vulneráveis na sociedade.

Com a iniciativa, as diretrizes da Lei Maria da Penha passam a fazer parte da rotina dos estudantes das escolas estaduais. “Reunimos três áreas distintas, porém, com o mesmo objetivo, que é a promoção do ensino e a capacitação em Direitos Humanos. Nossa ideia é sensibilizar, principalmente os homens, para que eles respeitem a mulher como mãe, filha, esposa e, enfim, como cidadã. Não mediremos esforços para avançarmos cada vez mais e vamos fazer de tudo para que isso seja realizado da melhor maneira possível”, destacou o secretário Cássio Soares.

A nova rede prevê capacitações permanentes sobre o tema para conselhos de direitos humanos, conselhos tutelares, educadores, servidores públicos e profissionais envolvidos com o Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19).

Com a estrutura tecnológica e funcional da rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Telecentros do Estado, a iniciativa vai possibilitar a participação de um número maior de pessoas. “Vamos ampliar a oferta de serviços ao cidadão e dar oportunidade para que as pessoas ampliem a percepção do que é cidadania. As ferramentas que estamos juntando são oportunidades para colocarmos a rede CVT a serviço dessa causa”, ressaltou o secretário Narcio Rodrigues.

“A Rede de Educação em Direitos Humanos será importante para a formação de todos os profissionais de educação e o dia de hoje marca a nossa caminhada”, concluiu a secretária-adjunta, Maria Ceres Pimenta.