19h28min - 29 de Maio de 2012 Atualizado em 15h18min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas leva recursos a famílias atingidas pela chuva em Além Paraíba

Vice-governador Alberto Pinto Coelho entrega doações feitas pela população ao Movimento Minas Solidária, uma iniciativa parceira do Servas e da Cedec

O vice-governador Alberto Pinto Coelho e a vice-presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Ana Maria Campos Guimarães, entregaram, nesta terça-feira (29), cheques no valor de R$ 632,00 (um salário mínimo), a 137 famílias atingidas pelas chuvas do início do ano, em Além Paraíba, na Zona da Mata.

O dinheiro repassado às famílias foi arrecadado pelo Movimento Minas Solidária, iniciativa do Servas em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), com o objetivo de mobilizar a população em torno das ações de socorro às vítimas das chuvas. As doações feitas por cidadãos e empresas foram depositadas em contas no Bradesco e no Banco do Brasil. O total arrecadado foi de R$ 772.586,04.

Ação solidária

Em seu pronunciamento, Alberto Pinto Coelho destacou a ação solidária realizada pelo Servas e pela Cedec. Ele também ressaltou o trabalho conjunto dos governos federal, estadual e municipal para apoiar a população e diminuir os estragos causados pela chuva em Além Paraíba.

“Todas as medidas de caráter preventivo valeram muito, o que representa a importância de se ter uma Defesa Civil organizada em cada um dos municípios mineiros. Quero ressaltar o papel fundamental do Servas, que realiza um trabalho voluntário de solidariedade humana e da mão estendida. Destaco a atuação da sua presidente, Andrea Neves, ao longo dos últimos nove anos. O seu comprometimento torna as ações muito mais abrangentes. Também nos conforta a sensibilidade e, mais do que isso, a resposta imediata das empresas e das organizações. Essa mobilização só foi possível com a comunhão de esforços, com a iniciativa do Servas e o apoio dos governos”, afirmou Alberto Pinto Coelho.

Por definição do conselho gestor dos recursos, formado pelo Ministério Público Estadual, Servas e Cedec/MG, receberam o cheque no valor de R$ 632,00 famílias atingidas pelas chuvas que estão registradas no Cadastro Único e tenham o Número de Inscrição Social (NIS).

Cheques no mesmo valor serão entregues a famílias atingidas pelas chuvas nos municípios de Brumadinho, Dona Euzébia, Guidoval, Matipó, Santo Hipólito e Senador Firmino.

Carinho e respeito

A vice-presidente do Servas, Ana Maria Campos Magalhães, leu mensagem da presidente Andrea Neves aos moradores de Além Paraíba:

“O sentimento de todos nós do Movimento Minas Solidária e do Governo de Minas - e falo também em nome de cada cidadão solidário que apoiou essa ação - é de ter realmente contribuído não só com bens materiais e recursos financeiros, mas com solidariedade, com carinho e respeito a cada um de vocês”, escreveu a presidente do Servas.

Participaram da solenidade o prefeito de Além Paraíba, Wolney Freitas; o major da PM, Edylan Arruda, representando a Cedec; e a promotora de Justiça da Comarca de Além Paraíba, Sandra Ban.