18h33min - 29 de Janeiro de 2008 Atualizado em 12h05min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas libera R$ 160 milhões para reforma e construção de escolas

O governador Aécio Neves recebeu, nesta terça-feira (29), no Palácio da Liberdade, a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães. Durante a audiência, ela apresentou ao governador balanço das obras de construção, reforma e ampliação de escolas estaduais no período de 2003 a 2007, que somaram investimentos de R$ 669 milhões do Tesouro do Estado.

BELO HORIZONTE (29/01/08) - O governador Aécio Neves recebeu, nesta terça-feira (29), no Palácio da Liberdade, a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto. Durante a audiência, ela apresentou ao governador o balanço das obras de construção, reforma e ampliação de escolas estaduais no período de 2003 a 2007, que somaram investimentos de R$ 669 milhões do Tesouro do Estado. A previsão é de que mais R$ 160 milhões sejam investidos, neste ano, na estrutura física da rede estadual. Deste total, R$ 80 milhões serão aplicados na construção de novos prédios escolares e outros R$ 80 milhões em reforma e ampliação de escolas já em funcionamento em todas as regiões de Minas.

Em abril, a Secretaria de Estado de Educação encaminhará ao governador o plano de obras detalhado, especificando quantas escolas serão atendidas e quais municípios serão beneficiados em 2008. Segundo a secretária, o plano de ampliação e reforma da estrutura física da rede estadual tem como meta chegar a 2010 com todas as escolas mineiras funcionando no padrão considerado adequado pela secretaria, com salas arejadas, carteiras e mobiliário em bom estado, com banheiros, cantina, rede elétrica e hidráulica funcionando em perfeitas condições de uso.

“O governador ficou bastante satisfeito, otimista, e assegurei de que estávamos cumprindo as metas antecipadamente. Antes de 2010, 100% das escolas estarão reformadas, ampliadas, com conectividade, todas elas equipadas adequadamente”, disse Vanessa Guimarães, em entrevista.

Do total investido em obras na estrutura física da rede de ensino nos últimos quatro anos, R$ 505 milhões foram para ampliação e reforma de escolas já em funcionamento, beneficiando 2,14 milhões de estudantes.

“Fizemos remoção de barreiras física, construção de rampas, abertura de portas de banheiro para que cadeirantes possa ter acesso, piso não derrapantes e tudo mais que tenha haver com acessibilidade. Já construímos mais de 700 quadras esportivas. Temos também ampliação. Muitas escolas precisam construir laboratório, aumentar o número de salas de aula para ter o aluno em tempo integral, para ter o aluno do ensino médio no horário diurno. E ainda temos as reformas. São prédios que já estavam há muito tempo sem uma boa manutenção e que passam por uma manutenção”, disse a secretária.

Segundo ela, no mesmo período, R$ 164 milhões foram aplicados pelo Governo de Minas na construção de 104 novos prédios escolares. “Temos 104 prédios construídos ou em construção. Aí são prédios totalmente novos, são obras que variam de R$ 1,5 milhão até R$ 3 milhões. São obras grandes, escolas novas, em bairros para atender demandas novas”, afirmou.

Balanço

Durante o encontro, a secretária também apresentou ao governador a execução orçamentária da área de educação em 2007. No ano passado, o Governo de Minas investiu R$ 270 milhões de recursos próprios em ações e programas para melhorar a qualidade da educação. Esse valor corresponde a 97,69% dos R$ 276,8 milhões previstos no orçamento do Estado para 2007.

Vale do Jequitinhonha

O governador Aécio Neves também autorizou a liberação de R$ 1,9 milhão para obras em nove escolas do Vale do Jequitinhonha. Os recursos irão garantir que 100% das 74 escolas sob a área de influência da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Almenara atinjam padrão adequado de funcionamento.

Os recursos serão destinados à construção do novo prédio da Escola Estadual Governador Clóvis Salgado, em Palmópolis. Serão aplicados também na reforma, ampliação e construção de quadras esportivas em mais oito escolas, em sete municípios da região.

“Estamos fechando a primeira região com 100% de reestruturação da rede física. Almenara está alcançando, com esta autorização feita pelo governador, 100% de suas escolas reformadas, ampliadas e em boas condições de funcionamento”, afirmou Vanessa Guimarães.