Governador | Saúde

19h16min - 09 de Outubro de 2013 Atualizado em 19h17min

Governo de Minas libera R$ 19 milhões para investimentos na saúde no Campo das Vertentes

Recursos são para ampliação do Hospital Geral de Barbacena, aquisição de equipamentos médicos para a Santa Casa e compra de medicamentos

A população de Barbacena, no Campo das Vertentes, e de diversos municípios da região terá mais qualidade no atendimento à saúde. Nesta quarta-feira (09), o governador Antonio Anastasia esteve na cidade e autorizou o repasse de R$ 16,8 milhões do Governo de Minaspara reforma e ampliação do Hospital Geral de Barbacena Dr. José Américo. Com a reforma e ampliação, o hospital passará dos 71 leitos atuais, quatro salas de cirurgia e ambulatórios para 250 leitos e oito salas de cirurgia, em uma concepção mais moderna e funcional para atender a Rede de Urgência e Emergência da região.

“Fico muito feliz de voltar a Barbacena e cumprir o compromisso que assumimos de abrir o Hospital da Fhemig, alocando cerca de R$ 16 milhões para que a unidade possa servir e servir bem à população não só de Barbacena, mas de todos os municípios que estão sobre o seu raio de influência”, ressaltou o governador Anastasia.

O hospital é referência regional no atendimento de nível secundário e terciário, em clínica médica, clínica ortopédica, de traumas, buco-maxilo-facial, cirurgia geral e Centro de Terapia Intensiva (CTI) para adultos em uma região compreendida por 50 municípios e aproximadamente 720 mil habitantes. Inaugurado em setembro de 2005, conta com 44 leitos de internações em clínica médica, 17 de clínica cirúrgica e dez leitos de terapia intensiva para adultos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Unidade realiza serviços de média e alta complexidade, como eletroencefalografia, ecocardiografia, fisioterapia, fonoaudiologia, radiologia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, colonoscopia, tomografia, ressonância magnética e exames laboratoriais. Além dos exames, há também o suporte nutricional enteral e parenteral e serviço de UTI móvel.

O governador destacou a importância do poder público sempre prestar serviços de qualidade e afirmou que investir em saúde, equipando os municípios, é um dos principais objetivos do Governo de Minas.

“Temos um hospital que pode, com essa adaptação, se transformar em um grande hospital não só para Barbacena, porque permitirá aos municípios da região terem para sua população, um atendimento preferencial. Esse hospital, certamente será uma grande âncora para essa macrorregião Centro Sul, onde teremos, certamente, um atendimento mais esmerado para que as pessoas possam receber uma assistência à saúde ainda mais eficiente”, disse Antonio Anastasia.

O prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, ressaltou a relevância dos recursos em saúde aplicados no município e disse que os investimentos elevarão o nível de vida dos moradores da região. “Este momento requer agradecimento. Queremos nos dirigir ao governador Antonio Anastasia para agradecer a disposição dele, de seu governo, de sua equipe, de atender um pleito da cidade e de toda a região referente a um problema que é presente em todos os cantos e recantos não só de Minas, mas de todo o Brasil, que é uma área muito sensível, que é a saúde”, disse o prefeito.

Equipamentos e medicamentos

Também em Barbacena, o governador Antonio Anastasia autorizou repasse de R$ 2,4 milhões do Governo do Estado para a aquisição de equipamentos neurocirúrgicos para a Santa Casa de Misericórdia da cidade, e de R$ 623 mil para a compra de medicamentos para atender as unidades de saúde de Barbacena.

Doação de terreno

O governador Anastasia ainda assinou mensagem de encaminhamento à Assembleia Legislativa de Minas Gerais de um substitutivo ao Projeto de Lei que trata da doação de um terreno do Governo do Estado ao município de Barbacena. A área de 103 mil metros quadrados, fica na antiga sericícola da cidade, estando parcialmente ocupada por prédios públicos. Por isso, o Estado vai atender uma demanda da cidade por um espaço para instalação de equipamentos destinados a cultura, esporte e lazer, desmembrar essa área desocupada e doar ao município.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o secretário de Estado deAgricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento; o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Antônio Carlos de Barros Martins; parlamentares e prefeitos da região.