Economia / Desenvolvimento

17h45min - 28 de Maio de 2008 Atualizado em 02h41min - 23 de Junho de 2013

Governo de Minas libera recursos para geração de emprego

O Governo de Minas aprovou, por meio do Conselho Integrado de Desenvolvimento de Minas Gerais, a liberação de R$ 113 milhões para 10 empresas. O recurso será destinado à expansão e implantação de unidades industriais, garantindo a geração de empregos.

BELO HORIZONTE (28/05/08) - O Conselho Integrado de Desenvolvimento de Minas Gerais (Coind) aprovou, nesta quarta-feira (28), a liberação de R$113 milhões em financiamentos para projetos de implantação e expansão de dez empresas no Estado. Os recursos serão disponibilizados pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), por meio do Fundo de Incentivo ao Desenvolvimento (Findes), e viabilizarão investimentos de R$ 560 milhões, que vão gerar cerca de 3.600 empregos diretos.

A Epcom Eletrônica Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Informática receberá R$ 5 milhões para expansão da unidade em Campanha destinada à implantação de uma linha de produção de notebooks, placas-mãe e módulos de memória e aumento de sua capacidade para produção de desktops e servidores. Com a expansão, serão criados 110 novos empregos.

Em Contagem, a Vilma Alimentos usará R$ 15 milhões liberados pelo Fundo no projeto de ampliação e modernização da fábrica de massas e construção de um centro de distribuição, representando acréscimo de 45 mil toneladas anuais na produção de massas. Ao todo, o investimento da empresa será de R$ 65 milhões e deve criar 110 vagas de trabalho.

A INPA – Indústria de Embalagens Santana, que será instalada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, vai receber R$ 38 milhões e deve gerar 180 empregos. As usinas de açúcar e álcool Cabrera Central Energética e Cerradão, que serão instaladas em Limeira do Oeste e Frutal, respectivamente, devem gerar mais de mil empregos e vão receber R$ 32 milhões do fundo. Juntas, as duas empresas vão investir R$ 313 milhões.

Com um outro tipo de financiamento, destinado a capital de giro, a Danone receberá, ao longo de cinco anos, R$ 7,5 milhões. A empresa pretende expandir a unidade em Poços de Caldas, capacitando-a para captar e processar 800 mil litros de leite por dia, com a instalação de uma nova linha de envase para a produção de iogurtes.

Além dessas empresas, os recursos do Findes serão liberados para instalação da Unical – União Produtora de Cal, em Pedro Leopoldo, da Sex Free Indústria de Artefatos de Borracha, em Matias Barbosa, da Coruripe Energética, em Campo Florido, e da Destilaria São Benedito, em Monte Alegre de Minas. Juntas, essas empresas vão receber R$ 16 milhões e vão gerar 250 empregos.

Ao avaliar as aprovações dos financiamentos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcio de Lacerda, destacou o papel do governo como indutor do desenvolvimento na correção das desigualdades regionais e do BDMG como agente propulsor do crescimento econômico do Estado e que agora está atuando dentro de uma nova estratégia, alavancando mais recursos para concessão de financiamentos aos diversos segmentos produtivos.

Evolução patrimonial

De acordo com dados apresentados pelo BDMG aos conselheiros do Coind, o patrimônio do Findes evoluiu de R$ 929 milhões no ano 2000 para mais de R$ 1,8 bilhão em 2007 e tem perspectiva de alcançar R$ 2,2 bilhões neste ano.

O patrimônio do fundo resulta da somatória de financiamentos liberados mais disponibilidade de caixa. O presidente do BDMG, Paulo Paiva, lembrou que as liberações vêm evoluindo ano-a-ano à uma taxa de 6% a 7% ao ano, acompanhando o ritmo de crescimento da economia mineira.