13h28min - 11 de Janeiro de 2012 Atualizado em 21h54min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas mantém assistência à saúde em Além Paraíba

ALÉM PARAÍBA (11/01/12) - O Governo de Minas colocou uma equipe da Força Estadual de Saúde, medicamentos, insumos, veículos e recursos financeiros à disposição da Prefeitura de Além Paraíba. O anúncio foi feito nessa terça-feira (10), pelo secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, que, acompanhado do ministro da Saúde Alexandre Padilha, reuniu-se, no município com lideranças políticas e com a direção e funcionários do Hospital São Salvador.

A queda de uma barreira no acesso a esse hospital está ameaçando a Central de Oxigênio, o que levou à interdição da maternidade, da pediatria e do CTI. Os pacientes (uma gestante, quatro crianças e um homem) foram remanejados para outras alas da instituição. “O Governo de Minas está liberando, hoje, R$ 50 mil para que o Hospital possa adquirir o que for necessário para atender à população neste momento em que o município vive uma crise”, disse o secretário, acrescentando que a situação exige de todos muita serenidade na tomada de decisões. “Caso seja necessário, os pacientes têm a garantia do Governo mineiro de acesso a leitos em Juiz de Fora e Leopoldina”, adiantou Antônio Jorge.

O ministro Alexandre Padilha também recomendou serenidade às autoridades e à direção e funcionários do hospital, a quem se referiu como “o coração da cidade”. Padilha elogiou a decisão da Prefeitura, que está montando um pronto atendimento, para atender aos casos menos graves. “Com isso, vai diminuir a pressão sobre o hospital”, afirmou Padilha.

O ministro e o secretário recomendaram, ainda, às gestantes que entrarem em trabalho de parto que, com o apoio das autoridades de saúde, busquem atendimento em outros locais.

Além Paraíba é um dos 105 municípios mineiros atingidos por enchentes e que se encontram em estado de emergência. No município, foram confirmados três óbitos – A.A, de 32 anos, I.A. M, de dois anos, e J. L, de 50 anos - há duas mil pessoas desalojadas, 11 desabrigadas e uma pessoa está desaparecida (R.N, de 45 anos). Nesta cidade, dez mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Força Estadual de Saúde

A Força Estadual de Saúde foi criada com o objetivo de assistir aos pacientes que, devido aos estragos provocados pelas enchentes, estão com dificuldades de acesso aos hospitais e às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Outro objetivo é atender aos pacientes e usuários de UBSs inundadas e/ou destruídas, com perdas de mobiliários, equipamentos e medicamentos.

A Força, liderada pela Secretaria de Estado de Saúde e pela Defesa Civil, e criada com o apoio dos Conselhos Estaduais de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Assistência Social, além da Associação Médica de Minas Gerais, também irá levantar a rede de assistência das regiões afetadas, para facilitar o encaminhamento dos pacientes quando necessário. Outro objetivo é fortalecer as equipes de plantão nas urgências dos hospitais de referência.

O público alvo da Força Estadual de Saúde são os pacientes hipertensos, diabéticos, cardíacos, em tratamento de quimioterapia e radioterapia e, ainda, grávidas a partir do sexto mês. Os profissionais de saúde também estarão aptos a atender a pacientes com acometimentos agudos, como febres, diarreias, entre outros sinais de alerta de doenças infecciosas. A intenção é reduzir as sequelas e mortes evitáveis e prestar assistência de qualidade e em tempo hábil às populações atingidas pelas enchentes. As equipes ficarão sob a coordenação da Defesa Civil Estadual e das secretarias municipais de Saúde. As equipes deverão permanecer no município, no mínimo cinco dias e, no máximo, 30 dias.

Para a Força Estadual de Saúde, a SES está disponibilizando 20 caminhonetes 4 x 4 para transportar as equipes de voluntários e os insumos (medicamentos e material médico) necessários, além de 11 ambulâncias e dez veículos Fiat Uno. Também estarão à disposição dos municípios afetados recursos financeiros para a reconstrução ou reforma das unidades de saúde afetadas pelas enchentes.

Os voluntários vão receber do Governo de Minas uma ajuda de custo, no valor de R$386, para custeio das despesas pessoais (alimentação e hospedagem). Outro apoio aos municípios é a doação de kits de medicamentos e insumos estratégicos, conseguidos pela SES junto ao Ministério da Saúde.

Os profissionais interessados em participar podem se cadastrar no site da Secretaria de Saúde: www.saude.mg.gov.br. Dúvidas e outros detalhes, nos seguintes telefones: (31) 3915-9882/ (31)3915-9874 ou pelo e-mail urgencia@saude.mg.gov.br.