Minas por Região
Infraestrutura

18h41min - 25 de Abril de 2013 Atualizado em 19h26min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas mostra a espanhóis oportunidades de investimento no Norte e Nordeste do Estado

Delegação conta ainda representantes do Nordeste brasileiro e mantém encontros com empresas e instituições de infraestrutura, energias renováveis, indústria e turismo

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), participa, até 26 de abril, em Madri, na Espanha, de uma série de reuniões com empresas e instituições espanholas, tanto públicas quanto privadas, com o objetivo de apresentar oportunidades de negócios e investimentos no Norte e Nordeste do Estado.

Os principais focos dos encontros são os projetos de empreendimentos nos setores de mineração, gás e petróleo, energias renováveis, turismo, infraestrutura, resíduos sólidos e indústria em geral.

“A grande região formada pelo Norte e Nordeste de Minas Gerais está iniciando um processo muito forte de desenvolvimento sustentável”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, que participa das atividades como representante do Governo Estadual.

Destaques

Entre os destaques de potencial econômico nos 188 municípios localizados na área de atuação da Sedvan estão os projetos de mineração (ferro, grafita e ouro), gás natural (Bacia do Rio São Francisco), energias renováveis (eólica e solar) e infraestrutura (ferrovias, rodovias e hidrovias), além dos perímetros irrigados implantados no Norte de Minas (Jaíba, Pirapora e Gorutuba).

Com prevalência para as regiões Norte e Nordeste do Estado, um dos mais importantes trabalhos desenvolvidos pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) no campo das energias renováveis, o Atlas Solarimétrico aponta índices de radiação solar de 5,5 a 6,5 kWh / m² / dia em mais da metade da área do Estado, o que caracteriza sua adequação à implantação de empreendimentos solares. Além das informações solarimétricas, o material oferece subsídios para pesquisa e desenvolvimento tecnológico, assim como implantações de empreendimentos solares.

O Atlas Eólico de Minas Gerais mostra três áreas situadas no Norte e Nordeste de Minas Gerais (municípios de Grão Mogol, Montes Claros, Francisco Sá, Curvelo e Diamantina) com potencial expressivo em relação às demais regiões quanto ao aproveitamento eólico-elétrico.

Interesses

A missão foi organizada conjuntamente pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e pelas empresas Zennitau Holdings, ITC Inteca e Iumsga, especializadas em assessoramento internacional tanto a entidades públicas quanto privadas, cujos interesses se relacionam aos setores energético, infraestrutura, mineração e serviços.

Os integrantes da comissão estiveram no Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (Ciemat), organismo público ligado ao Ministerio de Economía y Competitividad, onde conheceram sua atuação referente a energias renováveis, energia solar fotovoltaica, energia eólica, gestão do conhecimento e relações internacionais.

Também fazem parte do grupo o superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim; o vice-governador de Sergipe, Jackson Barreto; o diretor da Cemig, Alexandre Bueno; e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Keylle Lima.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato