19h01min - 02 de Dezembro de 2010 Atualizado em 11h03min - 29 de Junho de 2013

Governo de Minas prepara municípios para as chuvas do próximo verão

BELO HORIZONTE (02/12/10) - A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizaram, durante esta semana, atividades de trabalho para o desenvolvimento e implementação do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) para o verão 2010-2011.

Na segunda (29) e na terça-feira (30), representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec) das 34 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) se reuniram na Sedru para discutir as necessidades de cada cidade da RMBH. Partindo da demanda levantada pelos municípios nos últimos anos e pelo Plano Municipal de Risco desenvolvido pela Sedru, a equipe de consultoria contratada pelo Governo de Minas irá identificar as áreas mais críticas, que serão priorizadas nas ações de prevenção.

Para dar mais suporte a esses dados, a equipe de consultores contratados, técnicos da Cedec, Sedru e Corpo de Bombeiros realizam visitas para conhecer de perto os problemas das cidades. No último mês, foram vistoriadas as cidades de Esmeraldas, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Ribeirão das Neves e Brumadinho. Nesta semana, Vespasiano, Caeté, Sabará e Raposos.

Para a superintendente de Apoio a Gestão do Solo Metropolitano, Liliana Gomes, o sucesso do plano passa pela preocupação dos municípios em pedir auxílio das outras esferas de governo. Assim, eles podem se estruturar e evitar os acidentes. “O PPDC propõe que haja, por parte das Comdecs, um monitoramento regular das casas que são consideradas de alto risco, notificando os moradores que vivem em áreas mais críticas, além de um acompanhamento da previsão das chuvas para agirem sempre antes que as tragédias aconteçam”, diz.

Vespasiano

A visita técnica realizada em Vespasiano, nessa quarta-feira (1º), identificou 40 moradias que devem ter prioridade entre as mais de 2.500 casas com risco alto e muito alto detectadas no município. Essas habitações apresentam estruturas danificadas por chuvas passadas e estão localizadas em regiões de declive acentuado, nas quais a encosta não apresenta suporte adequado.

De acordo com o secretário Municipal de Planejamento, Ronaldo Marcelino Fonseca, o auxílio recebido do Estado é vital para a preparação de medidas preventivas. Alem disso, orienta a Defesa Civil municipal nos locais que demandam mais cuidados. “Estamos estruturando nossa Comdec que já está à disposição da sociedade 24 horas por dia”, afirma.

O planejamento dessas áreas vai trazer mais tranquilidade para famílias que, em tempos de chuvas, vivem o medo de perderem suas vidas. Esse é o caso de dona Maria do Carmo, que há quatro anos vive no bairro Morro Alto, uma das regiões mais críticas, de acordo com os estudos. Para ela, a presença das autoridades competentes na comunidade traz a esperança de melhoria na situação. “O final do ano é pra nós um tempo de muita angústia, já que não sabemos se nossas casas vão aguentar a quantidade de chuva que cai. Mas agora estamos vendo uma maior movimentação e preocupação das autoridades responsáveis e tenho certeza que eles vão resolver o nosso problema”, conta.

O trabalho, que começou em outubro de 2010, vai até março de 2011, oferecendo suporte para as prefeituras municipais. Dessa forma, reuniões de trabalhos serão realizadas com os representantes das Comdecs e as visitas técnicas continuarão, a fim de monitorar todas as áreas de risco mapeadas na RMBH.