Minas por Região
Meio Ambiente

11h18min - 11 de Agosto de 2008 Atualizado em 05h05min - 28 de Junho de 2013

Governo de Minas promove conscientização ambiental em BH

BELO HORIZONTE (11/08/08) - O fim de semana foi marcado pelo trabalho de conscientização ambiental da população no entorno do Parque Estadual Serra Verde, na região Norte de Belo Horizonte. Durante todo o sábado (9) e domingo (10), a Caravana Ação Ambiental, realizada pelo Governo do Estado, através do Instituto Estadual de Florestas (IEF), com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, promoveu palestras, distribuição de mudas de plantas e ministrou cursos de combate a incêndios.

O gerente do Parque Estadual Serra Verde, André Portugal, disse que o objetivo da caravana é buscar a integração da comunidade com o parque. “Queremos que os moradores da região se tornem também responsáveis pela área. É importante realizar atividades preventivas e de educação ambiental principalmente durante o período da seca, pois com essas ações contribuímos para a redução das queimadas.”

Na tenda móvel Comunicação Comunitária Ambiental, do IEF, montada na Praça do Encontro no bairro Serra Verde, no sábado (9), e na Avenida Lauro Soares, no bairro Jardim dos Comerciários, no domingo (10), foram proferidas palestras sobre a importância da fauna e da flora, e os moradores assistiram vídeos educativos sobre a preservação do meio ambiente. A dona de casa Tânia Cássia, residente no Serra Verde, ressaltou a importância da caravana. “Achei muito bom, pois alertou as pessoas para a preservação da natureza e a conservação da mata. Todos nós temos que contribuir para que não seja jogado esgoto nos rios, e devemos sempre zelar pelo meio ambiente.”

A caravana também fez a festa da criançada. Além de aprender sobre a importância da preservação ambiental, quem passou pelos locais comeu algodão doce e pipoca, como Riquele Silva, de cinco anos. “Eu aprendi que não pode jogar lixo na natureza”.

Dentro das atividades, o IEF distribuiu mil mudas de espécies nativas para a comunidade. “O objetivo dessas doações é aumentar o número de árvores na região e combater os focos de incêndios próximos ao Parque”, explica André Portugal.

A prevenção e combate às queimadas foi o tema da palestra proferida por Mariana Carvalho, da força-tarefa Previncêndio, do IEF. “Nosso objetivo foi alertar e buscar parcerias com a população. Queremos ter o apoio da comunidade na fiscalização e na preservação ambiental. Todos devem ajudar a cuidar do Parque Serra Verde.” A professora aposentada Maria Efigênia Rodrigues, morada da região, comemorou a ação. “Foi ótima a passagem da caravana, pois nos orientou sobre a conservação do parque e nos ajudou com dicas de como integrar comunidade e meio ambiente de forma sustentável.”

Parceria

Um estande do Corpo de Bombeiros fez parte da caravana. Os militares distribuíram panfletos com orientações e dicas de preservação ambiental. O coordenador do estande, sargento Arcanjo, ressaltou o apoio da corporação. “É um trabalho desenvolvido há algum tempo. O Corpo de Bombeiros, juntamente com o IEF, leva informações à comunidade para que possamos evitar as queimadas nas nossas florestas”.

Voluntariado

Outra novidade oferecida na Caravana Ação Ambiental foi a oportunidade de se tornar um brigadista voluntário. “Queremos recrutar moradores para oferecer um curso de brigada voluntária de uma semana. Desta forma vamos ampliar a rede de combate aos incêndios.” Os interessados se cadastraram no local.

Nilson das Mercês, brigadista voluntário da ONG Brigada 1, disse que recrutar a própria população é uma forma eficaz de preservar o parque. “Nosso intuito é, juntamente com o IEF, angariar voluntários no combate aos incêndios florestais, pois esta é uma atividade difícil, e a sociedade deve fazer parte e auxiliar o IEF e o Corpo de Bombeiros.” Nilson disse ainda que a população dos bairros próximos ao parque está bastante interessada na brigada voluntária. “Os moradores abraçaram a causa da preservação ambiental. Eles querem fazer parte e contribuir com as atividades desenvolvidas”.

Parque Estadual Serra Verde

Criado em dezembro de 2007, o Parque Estadual Serra Verde possui uma área de 105 hectares. É o segundo maior parque de Belo Horizonte. A área está localizada em uma região de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica. A unidade de conservação formará um cinturão verde ao redor do novo Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais. O Parque faz parte do Sistema de Áreas Protegidas (SAP) elaborado pelo Governo do Estado para o vetor norte da capital. Pelo projeto, até 2010 serão identificadas áreas para criação de unidades de conservação e áreas de reserva legal e de preservação permanente. A criação do Parque Estadual Serra Verde prevê investimentos de R$ 5 milhões a serem aplicados até dezembro de 2009. O plano prevê, ainda, medidas para a proteção do complexo paleontológico, arqueológico e espeleológico da região, que inclui o Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa. O Serra Verde será inaugurado junto com o Centro Administrativo no início de 2010.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato