19h34min - 04 de Outubro de 2012 Atualizado em 20h12min - 27 de Junho de 2013

Governo de Minas promove mobilização infantil na luta contra a dengue em Valadares

Novos produtos integram a estratégia integrada de combate à doença, que tem o objetivo de conscientizar 2,1 milhões de alunos em todo o Estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), lança nesta sexta-feira (05) às 13h, no auditório da Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro do Nascimento, em Governador Valares, quatro novos produtos que vão fortalecer a mobilização contra a dengue, com foco no público infantil das escolas estaduais.

Para isso, uma animação, uma radionovela, uma história em quadrinhos e apresentação de uma peça teatral serão o meio para conscientizar sobre o Aedes Aegypti. Todos são baseados na mesma história: “Deu a louca no mundo da fantasia”, peça escrita por Susan Prado e Léo Duarte em 2008, que conta a história da Bruxa Éca e seus ajudantes, Mosquito da Dengue e Lobo Bô.

Os personagens invadem o mundo real para propagar a dengue. Porém, a menina Maria, com ajuda de Branca de Névoa e o Porquinho Pedrito, farão o possível para impedir o plano. O lançamento do Kit e peça teatral em GV acontecerá para cerca de 600 alunos na faixa etária de 05 a 10 anos.

O kit “Deu a louca no mundo da fantasia” integra as estratégias de combate à dengue do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, lançado em novembro de 2010 pelo Governo de Minas.

A coordenadora e atriz do grupo, Susan Prado, acredita no senso de curiosidade e responsabilidade das crianças para ajudarem na causa. “O que percebemos em nossas apresentações é que as crianças dão uma resposta muito rápida do que assistem. Sempre fazem perguntas sobre a dengue e atuam como multiplicadores dessas informações para seus familiares e amigos”, explica.

O evento acontecerá também em escolas de outros municípios: Teófilo Otoni, Uberlândia, Divinópolis, Montes Claros, Ubá e Juiz de Fora. A ação também comemora os cinco anos do Saúde em Cena, grupo de teatro formado por servidores da Secretaria de Saúde.

Ao todo, cerca de 2,1 milhões de alunos de 3.703 escolas estaduais irão receber um box contendo um DVD com o desenho animado, 10 revistas para serem disponibilizadas nas bibliotecas, máscaras dos seis personagens da história, um CD com foto históricas, roteiro do teatro (para replicar a peça na escola) e a rádionovela.

Situação da Dengue em Governador Valadares

Segundo dados atualizados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (20-09), foram registrados em Governador Valadares desde janeiro, cerca 2.735 casos notificados de Dengue. O município ocupa o terceiro lugar no ranking de municípios com maior número de notificações do Estado, ficando atrás de Belo Horizonte e Uberaba.

O último levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (Liraa), divulgado em março pela Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, apontou queda no índice relativo ao anterior passando de 7,2 para 3,2, mas ainda alto quanto ao preconizado pelo Ministério da Saúde que é de no máximo 1%.

Ainda segundo esses dados, o foco principal do mosquito permanece dentro das casas, com prevalência em pratinhos vasos de plantas (26%) e ralos (24%), apesar dos esforços dos órgãos públicos, com campanhas educativas contínuas e o trabalho de eliminação de larvas.

Serviço: Lançamento “Kit e peça Teatral “Deu a louca no mundo da fantasia”

Local: Auditório da Escola Estadual Pref. Joaquim Pedro do Nascimento – Rua Sete de Setembro,

Data: 05/10/2012 (sexta-feira)