Minas por Região
Gestão

14h57min - 27 de Novembro de 2008 Atualizado em 16h12min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas realiza entrega da Comenda Teófilo Ottoni

Personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento político, cultural, econômico e social do Norte e Nordeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, receberam, do Estado, a Comenda Teófilo Ottoni. Este ano, comemora-se o centenário de nascimento de Teófilo Ottoni.

TEÓFILO OTONI (27/11/08) - Personalidades e instituições mineiras que contribuíram para o desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões Norte e Nordeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, receberam do Governo do Estado, nesta quinta-feira (27), a Comenda Teófilo Ottoni, em solenidade que aconteceu no Automóvel Clube de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. A entrega da Medalha Teófilo Ottoni às 39 personalidades agraciadas seria feita pelo governador Aécio Neves, mas, por causa do mau tempo e o fechamento dos aeroportos da região, ele e os secretários de Estado que o acompanhariam não puderam participar do evento.

O governador Aécio Neves foi representado pela prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen. Durante o evento, o prefeito de Carlos Chagas, Acácio Vieira, leu o discurso oficial preparado pelo governador para os homenageados. Este ano, comemora-se o centenário de nascimento de Teófilo Ottoni .

“Os projetos de Ottoni para o crescimento do Vale do Mucuri não se realizaram naquela época, como ele imaginava. São, no entanto, para cada um de nós, que temos responsabilidade pública e todos os que amamos esta região, mais que uma mera referência histórica, mas metas desafiadoras que só alcançaremos trabalhando juntos, com coragem, persistência e vontade de fazer”, afirmou Aécio Neves, no discurso lido pelo prefeito de Carlos Chagas.

A Medalha Teófilo Ottoni foi criada em 2007, através da Lei 16.920. A lei estabelece que a medalha seja entregue anualmente pelo governador do Estado, em cerimônia realizada no dia 27 de novembro, alternadamente nos municípios do Serro, terra natal de Ottoni, e em Teófilo Otoni, cidade fundada por ele. Obedecendo a legislação, a primeira edição da entrega da medalha aconteceu ano passado no Serro.

“Todos aqui presentes são testemunhas de que o Governo de Minas, nos últimos anos, tem dedicado esforços muito especiais ao desenvolvimento desta região. Os recursos, os projetos e as obras que aprovamos para Teófilo Otoni e outros municípios podem ainda não ser suficientes para criar aqui toda a infra-estrutura necessária ao pleno desenvolvimento, mas representam um passo importante rumo ao futuro, porque não estão comprometidos com a ilusão do paternalismo estéril ou do assistencialismo de curta duração”, disse Aécio Neves, por meio do discurso lido na cerimônia.

Parcerias

A prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen, em seu discurso, ressaltou o trabalho que tem sido feito em parceria com o Governo do Estado e também entre os municípios da região. “É exatamente sob o exemplo de Teófilo Benedito Ottoni, que estamos vivendo um tempo novo. Unidos pelo bem comum, na região, os governantes em níveis nacional e estadual não questionam mais as divergências partidárias na liberação de recursos para obras de infra-estrutura. E é nessa oportunidade que eu gostaria que estivesse aqui o governador Aécio Neves, que não tem feito distinção para atender os nossos pedidos”, disse a prefeita.

Biografia de Ottoni

Teófilo Benedito Ottoni foi o primeiro dos onze filhos de Jorge Benedito Ottoni e Rosália de Souza Maia Ottoni. Nasceu na Vila do Príncipe que, naquela época, era sede da Comarca do Serro Frio (a maior comarca entre as cinco do estado). Aos 19 anos, entrou para a Escola da Marinha no Rio de Janeiro, onde graduou-se como guarda-marinha. Em 1830, voltou ao Serro onde fundou o jornal “Sentinela do Serro”, porta-voz de suas propostas de vanguarda.

Conhecido como o Capitão da Casaca Branca, por seus ideais revolucionários, elegeu-se deputado provincial por Minas Gerais (1835) e deputado-geral (1839). Liderou a revolução liberal em Minas Gerais (1842) e, após ser derrotado, foi preso e conduzido a pé para Ouro Preto.

Anistiado pelo imperador Dom Pedro II em 1844, foi reeleito deputado por Minas Gerais no ano seguinte. Afastou-se da política, em 1850, e fundou uma empresa de comércio e colonização no interior do estado, a Companhia do Mucuri, para promover o desenvolvimento e colonização do vale do rio Mucuri.

Através da empresa, promoveu a navegação do rio, construiu a rodovia de Santa Clara, catequizou índios e incentivou a instalação de imigrantes europeus no Vale de Mucuri. Na confluência do Ribeirão Santo Antônio com o Rio Todos os Santos, fundou a vila de Filadélfia, que deu início à cidade de Teófilo Otoni.

A empresa fechou em 1858 devido à criação de uma concorrente, com apoio governamental, para navegação no vale do Jequitinhonha. Voltou à política em 1860, quando assumiu a chefia do Partido Liberal. Desempenhou papel de destaque como líder popular na Questão Christie, episódio em que cinco barcos brasileiros foram aprisionados por navios ingleses em represália ao naufrágio do Prince of Wales na costa do Rio Grande do Sul. Elegeu-se senador, em 1864.

Muito doente, atacado pela febre da antiga maleita, e sem recursos materiais, morreu no Rio de Janeiro, vítima de intoxicação miasmática, adquirida no Mucuri. No dia 27 de novembro de 1960, a cidade de Teófilo Otoni recebeu os restos mortais de seu fundador, que foram depositados no Panteão na Praça Tiradentes, onde está sua estátua. Por esse motivo, a medalha Teófilo Ottoni é entregue neste dia.

Agraciados com a Comenda Teófilo Ottoni - 2008

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE (Teófilo Otoni)

ANTÔNIO AUGUSTO JUNHO ANASTASIA – Vice-Governador do Estado

ARMANDO FREIRE – Desembargador

BRÁULIO XAVIER ANTUNES DE OLIVEIRA – “In Memoriam”

DINIS ANTÔNIO PINHEIRO – Deputado Estadual

DOM DIOGO REESINK, OFM – Bispo Diocesano

DORIVAL GUIMARÃES PEREIRA – Desembargador

EDUARDO BRANDÃO DE AZEREDO – Senador da República

EUGÊNIO FERRAZ – Engenheiro

FÁBIO AUGUSTO RAMALHO DOS SANTOS – Deputado Federal

FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES CULTURAIS E ARTÍSTICAS DO VALE DO JEQUITINHONHA (FECAJE)

FERNANDO DAMATA PIMENTEL – Prefeito de Belo Horizonte

FERNANDO HENRIQUE SCHUFFNER NETO – Engenheiro

FLÁVIO PRADO KRETLI – Juiz de Direito

FRANCISCUS HENRICUS van der POEL – Frei da Ordem OFM

GERALDO MAGELA SILVA FREIRE – Advogado

GERALDO NUNES MOREIRA – Compositor

HÉLIO CALIXTO COSTA – Ministro das Comunicações

HÉLIO PEDRO SOARES – Promotor de Justiça

JORGE LASMAR – Advogado

JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA – Vice-Presidente da República

JOSÉ ALVES VIANA (Doutor VIANA) – Deputado Estadual

JOSÉ DE PAULA MACIEL FILHO – Empresário

JOSÉ LEONARDO COSTA MONTEIRO – Deputado Federal

JOSÉ MARCÍLIO DE MOURA NUNES – Ex-Prefeito Municipal

JUAREZ AMORIM – Médico

LAFAYETTE LUIZ DOORGAL DE ANDRADA – Deputado Estadual

MARIA IEDA ABRANTES BARBOSA – Professora

MARON ALEXANDRE MATTAR – Empresário

NELSON DE FIGUEIREDO – “In Memoriam”

NILSON DOS SANTOS BATISTA – Empresário

NORTON NEIVA DIAMANTINO – Vereador

PAULO EDUARDO ROCHA BRANT – Secretário de Estado (ex-officio)

PETRÔNIO MENDES DE SOUZA – “In Memoriam”

RÁDIO TEÓFILO OTONI LTDA

RAULINO PINHEIRO DA SILVA – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teófilo Otoni.

RODRIGO BATISTA DE CASTRO – Deputado Federal

SÉRGIO ANTONIO DE RESENDE - Desembargador

WILSON PIRES NEVES – Médico

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato