10h30min - 12 de Junho de 2013 Atualizado em 21h24min - 29 de Junho de 2013

Governo do Estado inaugura, em Botelhos, a primeira Farmácia de Minas ampliada

secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, inaugurou, nesta terça-feira (11), no município de Botelhos, no Sul de Minas, a primeira Farmácia de Minas ampliada do estado, que vai beneficiar 14.920 moradores. O município também foi premiado com R$ 10 mil por ser o primeiro a construir a farmácia com os novos padrões, ou seja, com 100 m², obedecendo ao prazo de seis meses para finalização da obra.

Para o secretário Antônio Jorge, a Assistência Farmacêutica em Minas Gerais é um modelo para todo o país, tendo com as prefeituras uma parceria perfeita.  “Não adianta o esforço estadual se o município não concretizar as ações. Em 2003, distribuíamos três milhões de unidades farmacêuticas e, agora, dez anos depois, conseguimos passar para 3 bilhões. Passamos de 54 para quase 200 medicamentos. Esses saltos de qualidade mostram a robustez do programa desenvolvido em nosso estado”, afirma.

Investimentos

Para a construção da farmácia, o município de Botelhos recebeu um investimento de R$ 170.541,19 pelo Programa Farmácia de Minas. O Estado destinou, ainda, o incentivo financeiro de R$ 17.100,00 para custeio da unidade, além dos equipamentos que a compõem.

O Prefeito do município, Mateus Jerônimo Guidi, reconhece a importância da parceria com o Estado no que diz respeito à melhoria da saúde pública. “Nesses últimos anos, tivemos uma revolução na gestão, com o maior investimento de toda a história. Investir em saúde é investir em qualidade, em felicidade individual e coletiva. Nossa intenção é gastar menos e produzir mais. Queremos dar à população um atendimento de primeiro mundo. E vamos conseguir isto com o trabalho em equipe que nos permitiu chegar até aqui”, comprometeu-se.

Rede Farmácia de Minas

A Rede Farmácia de Minas, criada em 2008, tem o objetivo de garantir o abastecimento regular e racional dos medicamentos básicos, destinados à Atenção Primária, à população dos municípios mineiros, aliado a um atendimento humanizado. A Farmácia de Minas Ampliada passa de uma estrutura física de 70 m² para 100 m², visando oferecer mais conforto para a população.