21h10min - 24 de Abril de 2006 Atualizado em 15h39min - 28 de Junho de 2013

Governo do Estado incentiva preservação da biodiversidade

O governador participou, em Belo Horizonte, da abertura do Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e pelo IEF. Durante a solenidade, Aécio Neves destacou a importância da realização do congresso para a preservação da biodiversidade mineira e afirmou que, mais uma vez, Minas Gerais dá exemplo para todo o país.

BELO HORIZONTE (24/04/06) – O governador Aécio Neves participou hoje, em Belo Horizonte, da abertura do Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Durante a solenidade, o governador destacou a importância da realização do congresso para a preservação da biodiversidade mineira e afirmou que, mais uma vez, Minas Gerais dá exemplo para todo o país. “Minas Gerais está sendo, mais uma vez, vanguarda. O que estamos fazendo, do ponto de vista do mapeamento (ambiental), das ações objetivas para a preservação do meio ambiente, do nosso ecossistema, da biodiversidade de Minas Gerais, é algo que precisa ocorrer no Brasil. Eu estou extremamente feliz com a gestão ambiental mineira, considerada referência”, afirmou.

O governador disse que o congresso será importante para discutir as relações entre o desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente e também para se discutir estratégias de conservação e uso sustentável dos recursos naturais. “Hoje, nós estamos dando mais um passo muito concreto para mostrar que o crescimento econômico e, a partir dele, o desenvolvimento social pode ser perfeitamente compatível com a preservação ambiental. Temos a compreensão de que nós não devemos perder mais tempo naquela falsa questão que coloca de um lado os desenvolvimentistas - os que querem o crescimento da economia - e de outro, os ambientalistas. Nós estamos mostrando muito mais em Minas, que o desenvolvimento pode ser parceiro da preservação ambiental”, disse o governador.

Participação

Em seu pronunciamento para ambientalistas, gestores do meio ambiente e empresários, Aécio Neves destacou que, para enfrentar este desequilíbrio, o Governo de Minas Gerais optou por estimular a maior participação e diálogo na gestão ambiental. “Em Minas, superamos essa dicotomia estimulando uma governança ambiental participativa, institucionalizando mecanismos de diálogo e de mediação de controvérsias, visando a harmonização dos interesses legítimos que se formam em torno do tema e a solução de conflitos que esses interesses fazem eclodir”, disse.

O governador visitou a Feira de Produtos, Serviços, Cores e Sabores da Biodiversidade Mineira - mostra de artesanato, doces, frutos, produtos farmacêuticos e cosméticos - e ressaltou os investimentos realizados pelo Governo do Estado na área do meio ambiente nos últimos três anos. Desde 2003, foram investidos R$ 355 milhões na área de meio ambiente. Somente neste ano, o Governo do Estado deverá investir mais R$ 233 milhões. “Nunca se investiu tanto em fiscalização. Criamos diretorias de fiscalização em todos os órgãos da área ambiental. Aumentamos em muito o efetivo da nossa Polícia Militar que cuida da parte ambiental. E esse mapeamento (ambiental) é um instrumento novo, inovador, com o qual nós vamos contar exatamente para saber inibir - e não apenas punir – ações que degradem o nosso meio ambiente”, explicou.

Preservação

Aécio Neves disse que o Governo do Estado tem feito esforços para garantir o bom desempenho do crescimento do Estado, mas também está preocupado com a preservação dos recursos naturais. “Atraímos maciços investimentos para o crescimento de todos os setores da economia, sem os quais Minas continuaria se afundando no atraso e no mal-estar social, que ainda assola as regiões mais pobres. Investimos em programas de prevenção, proteção e recuperação dos nossos recursos ambientais, com a convicção de que o crescimento econômico, verdadeiramente sustentável, não se faz com a destruição de quaisquer recursos ou potencialidades. O desenvolvimento que destrói a natureza, além de ser ambientalmente insustentável, é economicamente predatório e autofágico”, completou.

Agência Minas

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br