Economia / Desenvolvimento

17h41min - 14 de Abril de 2008 Atualizado em 15h49min - 16 de Junho de 2013

Governo e BNB discutem financiamento para a silvicultura

A criação de um grupo de trabalho formado por técnicos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) que, dentro de 30 dias, deverá ter uma solução para viabilizar os financiamentos do BNB em Minas, foi decidida em reunião realizada em BH.

BELO HORIZONTE (14/04/08) - A criação de um grupo de trabalho formado por técnicos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) que, dentro de 30 dias, deverá ter uma solução para viabilizar os financiamentos do BNB em Minas Gerais, foi decidida nesta segunda-feira (14) em reunião realizada na sede do BDMG, em Belo Horizonte.

As linhas de financiamento visam principalmente a silvicultura, uma vez que o carvão vegetal é responsável por 33% da matriz energética mineira. Durante o encontro, o presidente do BNB, Roberto Smith, anunciou ainda a possibilidade de abrir novas agências da instituição em municípios dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, “onde o microcrédito é fundamental para o desenvolvimento”, afirmou Smith.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Marcio de Lacerda, que participou da reunião, afirmou que existem várias lacunas para investimentos produtivos, sendo necessário criar mecanismos para destravar os financiamentos e viabilizar os empreendimentos naquelas regiões. “Através do BNB queremos atrair recursos para o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que conta com seis eixos estratégicos e 55 projetos estruturadores, entre eles o de Promoção de Investimentos e Inserção Regional (Inclusive Agronegócio)”, afirmou Marcio de Lacerda.

O presidente do BNB informou que empresas como a Epamig e Emater também podem pleitear apoio para seus projetos de pesquisa agropecuária.

Agências

Com sede em Fortaleza, no Ceará, o BNB atende a 1.989 municípios em 11 estados e dispõe de 181 agências. Em Minas Gerais, são 12 agências que atendem aos setores rural, industrial, de infra-estrutura e de serviços.

De 1998 até dezembro de 2007, o BNB aplicou R$ 1,387 bilhão em Minas. Deste total, R$ 161 milhões foram destinados a 170 mil pequenos e microempreendedores urbanos. Em 2008, o BNB pretende incrementar os investimentos no Estado e também irá atuar junto com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) a fim de viabilizar projetos e promover novos negócios. “A projeção para este ano é que sejam investidos R$ 354,7 milhões em Minas Gerais”, destacou o presidente do BNB.

Participaram também da reunião o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Gilman Viana; o presidente do BDMG, Paulo Paiva e o presidente da Cemig, Djalma Moraes.