18h01min - 09 de Setembro de 2009 Atualizado em 19h23min - 28 de Junho de 2013

Governo entrega reforma de escola estadual com polo educativo

A reforma da Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho garantiu aos 1,5 mil alunos novas salas, laboratórios e quadra. O evento marcou também dez anos do Polo Educativo Padre Pavoni, do qual integram, a escola, as Obras Sociais Pavonianas e o Centro de Saúde.

BELO HORIZONTE (09/09/09) - A reforma e ampliação da Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho inaugurada na manhã desta quarta-feira (9) pelo Governo de Minas garantiu aos 1,5 mil alunos da instituição novas salas de aula, laboratórios de informática e de Ciências, sala multimeios e uma quadra coberta. As obras foram iniciadas em janeiro de 2008, com mais de R$ 3,7 milhões de investimentos. O evento foi marcado também pela comemoração dos dez anos do Polo Educativo Padre Pavoni, do qual integram, além da escola estadual, as Obras Sociais Pavonianas e o Centro de Saúde Municipal Tia Amância.

Para a secretária de Estado de Educação, professora Vanessa Guimarães Pinto, “há uma consciência de que vivemos uma experiência forte e esse é um desafio novo e que pode servir de modelo para novas ações. E as parcerias são bem-vindas e necessárias”. No evento, as crianças cantaram versos de músicas populares brasileiras adaptadas à nova realidade da escola, fizeram performances de rap, e um grupo de dança composto por alunos adolescentes apresentou a música Thriller como comemoração pelo novo espaço da escola. A Escola Estadual Prof. José Mesquita de Carvalho oferece educação infantil ao ensino médio e integra os projetos Escola Viva, Comunidade Ativa, Escola de Tempo Integral, Acelerar para Vencer, Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas), todos eles desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação.

Foi um ano e oito meses de trabalho, que transformou a Escola. “Parece um sonho. Este era o desejo de todos nós, funcionários, alunos e professores. Com certeza teremos mais satisfação de estudar e trabalhar a partir de agora”, diz a diretora da Escola Wanda Veloso da Silveira Cassini. Dentre as mudanças, destacam-se a construção de novas salas e a reforma das salas antigas, carteiras e quadros novos; a reforma dos banheiros, construção de vestiários, reforma da área administrativa da escola, construção da biblioteca e o maior investimento: construção de um ginásio coberto com palco e arquibancada para os alunos.

Polo Educativo

O Polo ocupa uma área de 25 mil m² e foi idealizado pelo Padre André Callegari, diretor das Obras Sociais. Segundo ele, cerca de duas mil pessoas freqüentam diariamente o local. As Obras Sociais Pavonianas pertencem à Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada e foram assumidas pelos religiosos pavonianos em 1963. O foco é o atendimento ao aluno de Tempo Integral. São mais de 420 alunos atendidos em 20 turmas da modalidade de estudo por meio da parceria com o Governo de Minas e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Além disso, oferece cursos profissionalizantes a mais de 700 alunos, aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) a cerca de 220 estudantes e cursos para 45 idosas da comunidade com aulas de corte e costura, por exemplo. Os cursos profissionalizantes são de cabeleireiro, culinária, modelagem, corte e costura, digitação, informática básica e avançada, inglês, manutenção de computadores, vendas, empreendedorismo, e qualificação de pedreiro de estruturas.

A jovem Paula Gonçalves, 11 anos, é uma das 420 alunas do Projeto de Tempo Integral do Polo Educativo. No período da manhã ela cursa o 5º ano do ensino fundamental na escola estadual e à tarde tem aulas de informática, educação física e reforço escolar nas Obras Sociais Pavonianas. Para ela, as mudanças na escola vão ajudar muito na aprendizagem. “Estou gostando muito das mudanças. Vão ajudar demais”, disse a aluna, que mora no Aglomerado Barragem Santa Lúcia e beneficiada pelo polo desde os dois anos de idade. A diretora Wanda Veloso da Silveira Cassini comemora a inauguração das obras. "A escola vai ter melhores condições de atender todas as necessidades pedagógicas", garantiu.

A estagiária Catarina Gonçalves Rocha, de 20 anos, foi aluna da Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho e participou da oficina de canto e das aulas de reforço oferecidas pelas Obras Pavonianas entre os anos de 1998 e 1999. Sobre o aprendizado ela explica: “Acontece uma mudança com seus valores. Você internalizar os valores. Se você não se encontrar nas atividades, vale a aprendizagem”. Hoje, ela atua no projeto assumindo outra função. Estudante universitária de serviço social, ela faz o atendimento de pessoas que procuram os cursos profissionalizantes nas Obras Sociais Pavonianas. “Vejo que a faculdade não é apenas uma forma de se aprender a profissão, mas também de passar o conhecimento adquirido”, conta Catarina.

Também participaram da solenidade, além da comunidade escolar, o Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, o Superior Provincial Brasil das Obras Sociais Pavonianas, Padre Gabriele Crisciotti, o secretário-adjunto de Estado de Educação, João Antonio Filocre Saraiva, a superintendente Regional de Ensino da Metropolitana A, Elci Pimenta, os deputados estaduais Juarez Távora e Rinaldo Valério, o secretário Municipal de Governo de Belo Horizonte, Josué Valadão, o vereador Gera Ornelas, o cônsul da Itália em Belo Horizonte, Bryan Bolasco, e o vice-presidente do Indi, Eduardo Bernis, dentre outras autoridades.