15h55min - 10 de Julho de 2009 Atualizado em 13h40min - 26 de Junho de 2013

Governo inaugura conjunto habitacional em Bom Sucesso

Mais 93 famílias de baixa renda receberem as chaves de suas moradias, construídas pela Cohab/MG na cidade de Bom Sucesso. Com essa inauguração, o Governo de Minas completa 18.307 casas entregues aos mutuários no âmbito do programa Lares Geraes - Habitação Popular.

BOM SUCESSO (10/07/09) - Mais 93 famílias de baixa renda acabam de entrar no rol dos mais de 18 mil beneficiários do programa Lares Geraes - Habitação Popular, do Governo de Minas, ao receberem nesta sexta-feira (10), as chaves de suas moradias, construídas pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) na cidade de Bom Sucesso, no Centro-Oeste de Minas.

A entrega do Conjunto Habitacional Irmã Domitila foi feita pelo presidente da Cohab/MG, Sebastião Navarro. O município foi representado pelo vice-prefeito José Eugênio Neto. Com essa inauguração, o Governo de Minas completa 18.307 casas entregues aos mutuários no âmbito do programa Lares Geraes - Habitação Popular, desde o início do programa, em 2005. Mais 3.009 casas estão em construção e outras 1.558 já estão concluídas, aguardando apenas o término de obras de infra-estrutura para serem entregues a seus proprietários.

Nas obras do Conjunto Habitacional Irmã Domitila foram investidos R$ 2.252.563,75, recursos que são provenientes do Fundo Estadual da Habitação. O município, parceiro do empreendimento, participou com R$ 147.312,00 correspondentes à doação do terreno e às obras de infra-esturura (arruamento, rede de água, esgoto e energia elétrica).

Novos proprietários

Dos 93 proprietários de casas no Conjunto em Bom Sucesso, 42% são mulheres arrimo de família, beneficiadas com uma pontuação maior durante o processo de seleção dos mutuários. Entre elas, está Mirtis Cristina dos Santos, agente comunitária de saúde, atualmente afastada do emprego por motivo de doença. Vivendo atualmente de favor em imóvel da família, ocupará uma das novas casas, que vai dividir com uma irmã e uma sobrinha.

Casa especial

Das 93 moradias do Conjunto Habitacional Irmã Domitila, duas são casas especiais destinadas a portadores de deficiência física (cadeirantes), em cumprimento à Lei Estadual 17.248/2007, sancionada em 27 de dezembro de 2007 pelo governador Aécio Neves. Cerca de 40% mais espaçosa que a cada padrão, além de área maior a casa especial tem equipamentos e banheiro adaptado para cadeirantes.

Geraldo Raimundo da Silva, 62 anos, é um dos mutuários beneficiados com a casa especial. Mecânico aposentado, ele goza de excelente saúde e pratica caminhada diariamente. Mas por causa de Reginaldo, 34 anos, segundo de seus nove filhos, que desde o nascimento sofre de paralisia das pernas e de um dos braços, ele foi contemplado com uma das unidades especiais.

“Ele não tem condições nem de virar na cama sozinho”, diz Geraldo, que também cuida da mulher, Nazaré, doente, e de Artur, filho menor, de 16 anos. O rendimento da aposentadoria de Geraldo é a única fonte de receita da família, que paga R$ 240,00 de aluguel. “Graças a Deus vamos ficar livres dessa despesa e dar mais conforto ao Reginaldo”, completa.