19h40min - 01 de Fevereiro de 2008 Atualizado em 22h26min - 30 de Junho de 2013

Governo inaugura nova sede de escola para alunos especiais

O governador em exercício, Antonio Augusto Anastasia, inaugurou escola para alunos especiais em Visconde do Rio Branco, Zona da Mata mineira. A Escola Estadual de Educação Especial Antônio de Gouvêa Lima tem 151 alunos, com idades entre seis e 64 anos, com necessidades especiais.

VISCONDE DO RIO BRANCO (01/02/08) - O governador em exercício, Antonio Augusto Anastasia, inaugurou escola para alunos especiais em Visconde do Rio Branco, Zona da Mata mineira, nesta sexta-feira (1º). A Escola Estadual de Educação Especial Antônio de Gouvêa Lima tem 151 alunos, com idades entre seis e 64 anos, com necessidades educacionais especiais. “É uma belíssima escola, obra ainda mais importante porque é destinada à educação especial, que merece também atenção especial. Mais importante que a beleza física da escola é o empenho dos professores e funcionários para a educação dos alunos. Notei neles entusiasmo e dedicação raros”, comentou Anastasia.

Os alunos da Escola Estadual de Educação Especial Antônio de Gouvêa Lima contam agora com sala de recursos especiais equipada com mesa alfabética, quadra de esportes, piscina, auditório, sala de recreação, refeitório e sistema completo de som. A sala de recursos especiais ainda atenderá 20 alunos de 1ª a 4ª séries de três escolas da rede estadual da cidade.

A nova sede da escola, que existe desde 1968, foi construída, mobiliada e equipada com verbas do Governo do Estado. Foram investidos cerca de R$ 1 milhão na construção do novo prédio e mais R$ 90 mil no mobiliário. “Isso é resultado do trabalho que o governador Aécio Neves vem realizando em todo o Estado há mais de cinco anos, ou seja, o equilíbrio das contas públicas, o Choque de Gestão, que permite a realização de obras como esta, não só aqui em Visconde do Rio Branco, mas em todo o Estado. Minas Gerais vive hoje um tempo de euforia, de otimismo, um tempo muito mais positivo do que no passado. Estamos todos muito orgulhosos do nosso Estado”, disse o governador em exercício.

De acordo com Anastasia, muito ainda será feito. “O Governo do Estado vem se empenhando desde 2003 (início do primeiro mandato do governador Aécio Neves) para realizar obras e investimentos como a inauguração da nova sede desta escola. Hoje, Minas Gerais tem obras em seus 853 municípios. Nosso Estado hoje é o que mais cresce no Brasil, e muitas obras ainda virão. Serão construídas muitas escolas como esta, muitas estradas e a saúde melhorará muito”, garantiu. Em 2003 o Governo de Minas investiu R$ 300 milhões do Tesouro em todo o Estado. No ano passado, foram R$ 3,5 bilhões e para este ano estão previstos R$ 4,5 bilhões do Tesouro estadual em investimentos.

“O governador Aécio Neves está sincronizado no discurso e na prática, principalmente na área da educação. Temos R$ 160 milhões previstos para serem investimentos em educação neste ano”, complementou o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro.

Modelo de administração

Anastasia descerrou a placa inaugural da escola juntamente com o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho, o deputado federal Rodrigo de Castro e o prefeito de Visconde do Rio Branco, João Antônio de Souza.

Para o prefeito João Antônio de Souza, a construção da escola é um marco da modificação administrativa que ocorreu em Minas. “A Prefeitura participou, doou o terreno e licitou a obra, e o Governo repassou a verba de custeio da construção. Esta escola é um marco na nova maneira de integração entre Estado e municípios que acontece em Minas Gerais. O Estado é um exemplo para o Brasil inteiro por seu crescimento e sua recuperação”, destacou. .

Ubá

Durante a viagem à Zona da Mata, Anastasia esteve ainda em Ubá, cidade vizinha a Visconde do Rio Branco, que sofre com os danos causados por forte chuva na madrugada do dia 31 de janeiro. O Rio Ubá, que percorre toda a cidade, avançou pelas ruas e danificou seriamente a ponte da Rua São José. Anastasia avaliou a situação do município ao lado do prefeito Dirceu dos Santos Ribeiro.

“Os acontecimentos são tristes, mas são obras da natureza. Felizmente, não tivemos perda de vida humana, somente perdas materiais, por isso, juntamente com o prefeito, vamos ver o que pode ser feito pela Defesa Civil do Estado. Tenho determinação do governador Aécio Neves para tomar as medidas necessárias para minimizar as perdas ocorridas”, informou Anastasia.