19h35min - 01 de Dezembro de 2011 Atualizado em 15h46min - 01 de Julho de 2013

Governo inaugura obras no Hospital Eduardo de Menezes e qualifica assistência

O Hospital Eduardo de Menezes, da Fhemig, inaugurou no dia em que se celebra o Dia Mundial de Luta contra a Aids, as obras de reforma e revitalização do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), com o objetivo de fortalecer e aprimorar a assistência aos pacientes de doenças infecto-contagiosas. Para a primeira etapa, a Secretaria de Estado de Saúde investiu R$ 1,6 milhão.

BELO HORIZONTE (01/12/11) - O Hospital Eduardo de Menezes (HEM), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), inaugurou, nesta quinta-feira (1º), data em que se celebra o Dia Mundial de Luta contra a Aids, as obras de reforma e revitalização do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), com o objetivo de fortalecer e aprimorar a assistência aos pacientes de doenças infecto-contagiosas. Para a primeira etapa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) investiu R$ 1,6 milhão no Hospital, que é referência estadual no tratamento da Aids.

A revitalização do CTI encerra um ciclo de obras que teve início com a reforma da fachada da Unidade, passando pelo Hall, Ala de Internação C, Serviço de Imagem, Central de Esterilização e Bloco Cirúrgico, que resultaram em novas instalações dotadas dos mais modernos equipamentos disponíveis no mercado.

“Estas obras são a primeira etapa de um futuro promissor que irá se concretizar nos próximos dois anos. Tenho certeza que em 2013 estaremos comemorando a completa reestruturação do HEM”, destacou o presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins.

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, assegurou que o HEM receberá especial atenção da SES. “Em questões epidêmicas, o HEM será o setor de inteligência do Estado. O hospital inicia hoje um novo ciclo, com um papel muito maior, ou seja, ele assumirá uma função estratégica”, garantiu.

As ações realizadas pelo Governo de Minas na área da saúde foram destacadas pelo diretor do HEM, Paulo Sérgio Dias Araújo. “Os investimentos garantem que o hospital alcance o nível de excelência e referência que merece”, comemorou.

Contexto da Aids

O HEM é o protagonista no combate a Aids em Minas Gerais. Sua condição de hospital que presta assistência especializada aos portadores do vírus HIV consolidou-se ao longo de anos de experiência no tratamento da doença.

Após três décadas de seu surgimento, o vírus HIV ainda constitui-se num grande desafio para a saúde pública mundial. Para se ter uma ideia do impacto global da enfermidade, somente em 2009, quase dois milhões de pessoas morreram devido a causas relacionadas à Aids. Dessa forma, a introdução da terapia antirretroviral produziu um grande impacto no controle da doença. No momento, quase sete milhões de pessoas fazem uso dos medicamentos. No Brasil, tais drogas são usadas a cerca de 16 anos.

Diante desse quadro, segundo a dermatologista do HEM, Juliana Cunha Sarubi Noviello, a terapia antirretroviral adquire uma importância significativa, melhorando a imunidade e evitando o aparecimento das doenças associadas à imunodepressão. Em consequência, há uma redução da letalidade e da morbidez da infecção pelo vírus. Além disso, a terapia também possibilita a modificação do desenvolvimento das doenças oportunistas e autoimunes.

“A melhora no funcionamento do sistema imunológico após a instituição da terapia antirretroviral pode, algumas vezes, tornar ainda mais severas as infecções oportunistas preexistentes, possibilitando o surgimento da Síndrome de Reconstituição Imune”, salienta a dermatologista. Essa síndrome é associada à terapia antirretroviral, uma vez que a terapia estimula a resposta inflamatória do paciente, antes fraca ou inexistente, tornando-a muito potente.