11h29min - 13 de Janeiro de 2009 Atualizado em 17h46min - 30 de Junho de 2013

Governo investe na inclusão digital em todas as regiões do Estado

Projeto Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, do Governo de Minas, beneficiou, até dezembro de 2008, 350 mil pessoas com acesso à internet banda larga e foram emitidos cerca de 290 mil certificados de cursos oferecidos nos Centros Vocacionais Tecnológicos e Telecentros.

BELO HORIZONET (13/01/09) - O projeto estruturador do Estado de Minas Gerais, Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) é o maior programa de inclusão digital do país. Até dezembro de 2008, mais de 350 mil pessoas foram beneficiadas com acesso à internet banda larga e foram emitidos cerca de 290 mil certificados de cursos oferecidos nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Telecentros. Atualmente, 29 mil alunos estão sendo capacitados.

Cumprindo com os objetivos de disponibilizar uma estrutura de informática e telecomunicações, capacitar profissionais visando mudar o mapa da exclusão em Minas e fortalecer o desenvolvimento regional, priorizando a vocação própria dos municípios, o programa oferece cursos de Informática, profissionalizantes, comportamentais e gerenciais. A estrutura dos CVTs funciona, ainda, como ferramental para o projeto Fomento à Cultura Empreendedora.

Focado na capacitação de empresários, universitários e jovens estudantes do ensino fundamental, em 2008, 402 pessoas foram atendidas em 29 municípios mineiros. A ação resultou, também, na elaboração de 58 planos de negócios. O objetivo deste projeto é incitar o surgimento e o desenvolvimento do pensamento e do perfil empreendedor nos cidadãos mineiros.

Segundo o subsecretário de Inovação e Inclusão Digital, Vicente Gamarano, a Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado teve um ano de resultados bastante significativos. “Foi um período marcado por uma ação mais focada na implantação de unidades em regiões menos favorecidas do Estado, cumprindo determinação do Governo de Minas. Fechamos o ano com 78 CVTs e 454 Telecentros implantados. Vencida essa etapa, o objetivo para 2009 é atuar no direcionamento dos cursos oferecidos e fortalecer o vínculo com instituições de ensino”, afirma. O subsecretário explica que as atividades serão ainda mais focadas nas exigências do mercado de trabalho.

Uma pesquisa de monitoramento de egressos foi iniciada no segundo semestre de 2008. Os dados serão utilizados para quantificar os resultados do projeto e direcionar o foco da ação. “Foi a primeira vez que realizamos um estudo como esse. Não tínhamos informação de qualidade antes deste trabalho. A partir de agora teremos como avaliar com mais clareza os benefícios de todo o programa, a localização dos formandos, áreas com maior demanda, conversão em emprego e renda e, finalmente, poderemos redirecionar nossas ações”, avalia Gamarano.

Acesso

Segundo o subsecretário, é inegável que o projeto Estruturador Rede de Formação Profissional Orientada Pelo Mercado cumpre a sua função. “Realizando a inclusão digital, o projeto inclui socialmente a população, por meio do acesso à capacitação e, também, por meio do acesso à internet. Pessoas que antes não tinham conhecimento algum de informática, hoje navegam com desenvoltura na web. E nós sabemos que a rede é um universo infinito de informação e conhecimento”.

Esse é o caso de auxiliar de Serviços Gerais, Maria das Graças Ribeiro, 22 anos. “Eu não sabia nem como pegar no mouse. Em 2008, ela cursou quatro cursos. Introdução à informática, Word, Excel e Navegação na Web. “É uma oportunidade que eu tenho de adquirir conhecimento. Pretendo mudar de emprego, conseguir um trabalho melhor e o mercado hoje exige competência em informática”. Maria das Graças, que é estudante do curso técnico de informática, diz ainda que não pretende parar por aí. “Vou fazer mais cursos em 2009. Farei quantos eu puder. Isso vai ser muito bom para o meu currículo”.

Quem também fez o curso de Navegação na Web e está tirando proveito é a advogada Aliane Maria Tassini. “Antes, eu não sabia como acessar a internet, mas tinha vontade de conhecer. Fiz o curso e hoje eu tenho facilidade pra navegar. Troco mensagens com a minha filha que mora no exterior e uso a rede para fazer amizade”.

Eliane Tassini conta que utiliza os computadores da Biblioteca Pública do Estado para acessar a rede. “Temos 40 minutos gratuitos de acesso por dia. Atualmente, estou cursando Telemarketing. Pretendo finalizar este curso e fazer outros utilizando os equipamentos da biblioteca”, afirma. Tassini diz, ainda, que os cursos oferecidos pelo projeto, além de aumentarem o nível de conhecimento e aumentar as chances do profissional no mercado de trabalho, ajudam ela a se socializar e conhecer pessoas.

Para obter informações sobre os cursos oferecidos pelo Projeto Estruturador do Governo de Minas Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado entre em contato pelo telefone: (31) 3224 8441 ou acesse: www.tecnologia.mg.gov.br.