17h06min - 23 de Novembro de 2007 Atualizado em 17h41min - 23 de Junho de 2013

Governo promove consolidação do turismo no Lago de Furnas

BOA ESPERANÇA (23/11/07) – Realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Sebrae e Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), o II Seminário de Integração Turística do Lago de Furnas reuniu nesta quinta e sexta-feira ( 22 e 23), em Boa Esperança, 60 pessoas de diversos municípios da região para compartilhar e alinhar informações relacionadas à consolidação do turismo na área. O desenvolvimento turístico do Lago de Furnas é uma das propostas do Projeto Estruturador do Turismo de Minas 2007/2010.

Durante a abertura do seminário, que contou com a presença da superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo da Setur, Jussara Rocha; do gerente da Macrorregião Sul do Sebrae, Marden Magalhães; do presidente da Alago e prefeito de Alfenas, Pompílio Canavez, e do presidente do Fórum Lago, Fábio Moreira da Silva; o prefeito de Boa Esperança, Jair Alves de Oliveira, ressaltou a importância da integração para desenvolvimento do turismo no entorno do Lago. “Turismo não se faz sozinho. Não adianta Boa Esperança pensar em desenvolver seu potencial turístico sem a colaboração e participação dos municípios que estão no nosso entorno”, disse o prefeito.

Uma das atividades tradicionais da região, a pesca tem sido trabalhada através do campeonato de pesca esportiva, promovido pela primeira vez em 2006. Os resultados do evento foram apresentados pelo organizador do campeonato, Aléssio Freire. Foram seis etapas, nas cidades de Fama, Formiga, Boa Esperança, Guapé, Carmo do Rio Claro e Alfenas. “A pesca esportiva é um produto turístico da região do Lago de Furnas. Estamos muito próximos de São Paulo, maior centro emissor de turistas do país para Minas Gerais e temos de explorar esse diferencial. O segundo campeonato acontecerá no início de 2008 e nossa expectativa é aumentar o número de competidores e visitantes”, explicou Aléssio.

Na quinta-feira, foram apresentados ainda os primeiros dados do Inventário Turístico do Lago de Furnas, projeto piloto que possibilitará, posteriormente, a realização de um diagnóstico apurado da região. Segundo o consultor Carlos Mineiro, que acompanhou o processo de pesquisa, o estudo envolve 87 municípios e sete instituições de ensino regionais – Cefet, Fagamon, PUC Minas Poços de Caldas, UFLA, Unifal, Unifan e Unifenas.

Desenvolvimento do turismo

Para facilitar o entendimento do potencial da região, a professora Marcella Scotti apresentou sua dissertação de mestrado, que pretende fazer uma reflexão sobre as possibilidades de desenvolvimento turístico de cidades à margem de lagos artificiais, focado no caso de Boa Esperança e alguns municípios vizinhos.

Na seqüência, a superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo da Setur, Jussara Rocha, apresentou a política pública de turismo, bem como as macro-ações propostas para a região. “Para a secretaria, turismo é sinônimo de desenvolvimento econômico. O Lago de Furnas precisa ter seu potencial aproveitado com o cuidado de que a produção turística seja harmônica, arrojada, planejada e eficiente. Por isso, o detalhamento das ações do Projeto Estruturador do Turismo de Minas para o Lago de Furnas será construído em conjunto com a região”, explicou.

A superintendente destacou ainda a importância de um trabalho equilibrado, no qual haja sinergia entre as instâncias de governança regional e estadual. “Furnas tem um produto diferenciado e um enorme potencial para o turismo vivencial. O turista viverá aqui uma experiência inesquecível, que vai estimular sua volta”, complementou Jussara.

Encerrando a programação da quinta-feira, o consultor do Sebrae e empresário Rogério Bernardes falou sobre o turismo rural e os caminhos para sua exploração sustentável em Minas, a partir de exemplos bem-sucedidos no Brasil e em países-pólo nesse segmento, como Itália, Argentina, Alemanha, Espanha e França.

Oficina

O segundo dia do seminário foi um momento para elaboração do desenho da gestão da governança do projeto. Na oficina, realizada pela consultora Isabel de Castro, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, a fim de auxiliarem na elaboração e legitimação das questões levantadas.

Participaram representantes dos circuitos turísticos que integram a região do Lago de Furnas e das cidades de Campo Belo, Três Pontas, Boa Esperança, Guapé, Elói Mendes, Paraguaçu, Lavras, Carmo do Rio Claro, Alfenas, Ilicínea, Nepomuceno, Lagoa da Prata, São José da Barra, Pimenta, Formiga, Coqueiral, Varginha e Candeias.