19h01min - 05 de Dezembro de 2007 Atualizado em 07h58min - 01 de Julho de 2013

Governo promove o III Encontro Portal Minas - LIG-Minas

BELO HORIZONTE (05/12/07) - O Governo de Minas promoveu, nesta quarta-feira, (5), no Auditório do BDMG, o III Encontro Portal Minas - LIG-Minas para editores e aprovadores de informações dos órgãos da administração pública estadual e para os servidores responsáveis por atender às demandas encaminhadas por meio do Sistema de Atendimento ao Cidadão. O objetivo do evento foi apresentar e discutir os resultados alcançados pelos projetos desenvolvidos em 2007 em relação a esses canais de disponibilização de informações sobre os serviços do Governo de Minas.

Logo após a publicação do Manual para Edição de Conteúdos do Portal Minas, o Governo promoveu diversos cursos de capacitação de editores e aprovadores, que possibilitaram uma melhor aplicação da nova metodologia de tratamento das informações, além de auxiliá-los na atualização dos serviços disponibilizados no Portal Minas.

O evento foi aberto pelo diretor da Superintendência Central de Governança Eletrônica da Seplag, Marconi Martins de Laia, que abordou a questão da aplicação das tecnologias da informação e comunicação na administração pública e sua importância na transparência da informação. Enfatizou que inovação, tecnologia e qualidade constituem uma das áreas de “Estado para Resultados”, definida no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) 2007-2023 e deve ser uma meta a ser sempre seguida no Governo.

O segundo tema tratado no evento foi a respeito do Manual para Edição de Conteúdos do Portal Minas. Lançado em dezembro de 2006, o manual estabeleceu uma metodologia para o tratamento correto da linguagem e da estrutura do conteúdo de informações sobre serviços a serem veiculadas no Portal e no Lig-Minas. Atualização de informações no Portal Minas, adaptadas ao Manual, foi tema da palestra de Ricardo Campos, da RSC Consultoria. Desde julho de 2007, foi feita a capacitação de editores e aprovadores na nova metodologia de tratamento de informações no Portal Minas.

A preocupação com custos no setor público também foi debatida no evento através da palestra da diretora-presidente de FF Pesquisa & Consultoria/Estratégia Pública, Florência Ferrer, que falou especificamente sobre o estudo de caso do LIG-Minas. Foi desenvolvido no final de 2006 um trabalho com o objetivo de avaliar e analisar os serviços de prestação de informações por meio das centrais de atendimento telefônico das Secretarias de Estado e também por meio do LIG-Minas. A centralização do atendimento ao cidadão representou, em um ano, para o Estado e a sociedade, uma economia nesse serviço de R$ 3,8 milhões.