Economia / Desenvolvimento

18h09min - 24 de Julho de 2008 Atualizado em 14h33min - 01 de Julho de 2013

Grã-Bretanha quer ampliar intercâmbio comercial com Minas

BELO HORIZONTE (24/07/08) - O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade, recebeu, na tarde desta quinta-feira (24), a visita do cônsul geral da Grã-Bretanha em São Paulo e diretor de Comércio e Investimento no Brasil, Martin Raven, que está em Belo Horizonte para conhecer as oportunidades de investimentos no Estado.

Martin Raven informou que depois de uma queda no contato comercial, as empresas britânicas querem aumentar as relações comerciais com o Brasil. “As mudanças no Brasil vêm causando interesse entre os empresários britânicos, queremos fazer parcerias e vemos um grande potencial no Estado de Minas Gerais, estamos buscando empresas mineiras que queiram ser globais”, destacou.

Ele aproveitou sua visita para apresentar ao Governo de Minas o novo cônsul honorário da Grã-Bretanha em Belo Horizonte, José Antônio de Sousa Neto. Destacou ainda a experiência britânica em parcerias público-privadas em escolas, hospitais e penitenciárias, e informou que seu país tem interesse em trabalhar com as PPPs em Minas Gerais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, acompanhado do presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Eduardo Lery Vieira, explicou que o governo mineiro tem uma equipe específica, o Indi, trabalhando para atrair investimentos para o Estado. “Nossa meta, explicou Raphael Andrade, é fazer o PIB de Minas se aproximar do de São Paulo”.

Raphael Andrade lembrou que apesar dos grandes investimentos que vêm sendo feitos em infra-estrutura, o Estado necessita de novos investimentos tanto em infra-estrutura quanto em logística. Salientou, no entanto, que há disponibilidade de energia para novos investimentos e que há um intenso trabalho em desenvolvimento de co-geração e de energias alternativas.

Lembrou que desde 2003 o Estado já atraiu mais de R$ 170 bilhões em investimentos em diversos setores, mas continua aberto a novas oportunidades em biocombustíveis, turismo, silvicultura, celulose, mineração, siderurgia, agroindústria e serviços. E convidou os empresários britânicos a investirem no Pólo Acrílico que o Governo de Minas e a Petrobras querem implantar na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Comércio exterior

Durante o primeiro semestre de 2008, Minas Gerais foi o segundo principal Estado nas exportações e o nono nas importações do Reino Unido. Foram exportados US$ 299,4 milhões (17% do total nacional) e importados US$ 18,9 milhões, equivalentes a 1,7% do total nacional. Nos últimos cinco anos, as exportações para o Reino Unido expandiram 131,1%, acima da média nacional, envolvendo 222 empresas mineiras.

Até junho de 2008, houve crescimento de 98,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, decorrente, principalmente, do crescimento de 1.183,1% no valor das exportações de ouro em barras, fios e perfis de aço seccionado maciço. Além destes produtos, em 2007 também se destacaram as exportações de minérios de ferro não aglomerados e seus concentrados, pasta química de madeira, café não torrado, não descafeinado, em grão e ardósia natural trabalhada.

Já a pauta importadora é composta de 411 produtos, envolvendo 243 empresas mineiras. Os três principais produtos importados por Minas Gerais foram caixas de transmissão, redutores de velocidade, outros laminados de ferro e aço e outros turboalimentadores de ar. O total das importações cresceu 2,2% em relação ao acumulado até junho de 2007.