14h47min - 28 de Setembro de 2012 Atualizado em 15h41min - 30 de Junho de 2013

Grupo Iukerê é convidado para se apresentar em Santa Fé de La Vera Cruz, na Argentina

Formado por alunos do CEM de Diamantina e com trabalhos de percussão, os 11 integrantes do grupo se apresentam no Teatro Municipal da cidade

O Grupo Iukerê já está em solo argentino para uma apresentação exclusiva de percussão no Teatro Municipal da cidade de Santa Fé de La Vera Cruz, a 475 quilômetros de Buenos Aires. No repertório estarão composições de Villa Lobos com seu emblemático Trenzinho Caipira e cantigas como Peixe Vivo, clássicos da música popular brasileira, que serão apresentadas dentro de um pout-pourri que trará outras canções que resumem a história musical do Brasil.

Pertencente ao Conservatório Estadual de Música (CEM) Lobo Mesquita, da cidade histórica de Diamantina, o grupo foi convidado por um representante da Secretaria Municipal de Cultura de Santa Fé, que esteve no Festival de Inverno 2010 de Diamantina, onde se costuma apresentar residências artísticas,performances musicais, cenas teatrais, exposições fotográficas, exibição de filmes, fóruns temáticos, além de outros movimentos de expressão.

Segundo um dos coordenadores do grupo – que conta com 11 componentes, Gleyson Lenner Souza, a carta convite chegou em março e um dos grandes diferenciais do quadro Interação que o grupo levará para a cidade argentina é a ponte estreita entre o público e os músicos. “Este é o nosso diferencial. A platéia é convidada a participar dos ritmos. Cada grupo musical tem uma característica intrínseca ao trabalho, a nossa é essa”, explicou um dos coordenadores, que pela primeira vez viajará em caráter de turnê internacional.

História de sucesso

O grupo Iukerê foi criado em 2003 e é composto por jovens de 18 a 21 anos, que se destacam nas aulas do CEM de Diamantina. Conforme explica a diretora do Conservatório Vanessa Baracho, “o nome Iukerê vem de um instrumento de percussão africano utilizado pelos escravos em nossa região. O grupo surgiu a fim de dar oportunidades para alunos que mais se destacavam explorando os ritmos brasileiros e sonoridades aguçadas através da capacidade expressiva e corporal de cada um.”

Os coordenadores são os professores Cristiano Ribeiro, Mayron Leite, além de Gleydson Lenner, que discutem práticas pedagógicas, juntamente com os alunos, pesquisando novas perspectivas para o ensino da percussão. Hoje, o Iukerê se divide em grupo, banda e bloco, e já se apresentou em quatro edições do Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais, no quadro “Se Vira nos 30”, do programa do Faustão, no Projeto Mil Tambores, durante o evento “Axé Brasil”, e com artistas como: Naná Vasconcelos, Saldanha Rolim, Mauricio Tizumba, Tambolelê e o Grupo UAKTI”.

Música para todos

Desde 1999 o Conservatório Estadual de Música Lobo Mesquita oferece ensino musical regular e já é considerado uma das instituições mais importantes no âmbito social e pedagógico para a comunidade local. Em fins de 2006, o CEM de Diamantina foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como o melhor trabalho de atendimento à comunidade diamantinense.

Outro projeto de percussão desenvolvido pelo CEM de Diamantina é o Gurilata, que retira do ferro velho o material para os instrumentos de mais de 200 estudantes com idades entre 10 e 12 anos, de quatro escolas da cidade histórica que oferece ensino em tempo integral.