Economia / Desenvolvimento

17h36min - 03 de Dezembro de 2009 Atualizado em 14h14min - 01 de Julho de 2013

Grupo português vai implantar complexo no Vetor Norte

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sergio Barroso, assinou com a Viva Empreendimentos Imobiliários, protocolo de intenções para implantação, no Vetor Norte da RMBH, em Jaboticatubas, de um complexo turístico e imobiliário. O investimento é de R$ 733 milhões.

JABOTICATUBAS (03/12/2009) - O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sergio Barroso, assinou nesta quinta-feira (3), com a Viva Empreendimentos Imobiliários Ltda, integrada ao grupo internacional Design Resorts, protocolo de intenções para implantação, no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), de um complexo turístico e imobiliário, no município de Jaboticatubas.

Com investimento estimado de cerca de R$ 733 milhões, para aquisição do terreno, instalações, ações ligadas à área ambiental e contratação de mão- de- obra, o espaço ocupará um terreno de 11 milhões de metros quadrados e deverá apresentar inovações urbanísticas. O complexo está localizado a 20 quilômetros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), a 50 quilômetros da capital mineira e a 35 quilômetros da Cidade Administrativa.

O secretário lembrou que o empreendimento vem se somar a outros naquela região, que apresenta franco processo de crescimento e de valorização, puxados pelo AITN, pela Cidade Administrativa, pela construção da Linha Verde e pela implantação do Polo de Aviação Civil. “O Estado está apoiando decisivamente todos os projetos daquela região e vai continuar atuando junto aos investidores para atrair outros negócios que possam beneficiar nossa comunidade”, afirmou.

Para o presidente do grupo Design Resorts, José Miguel Tavares Roque Martins, o Estado tem se mostrado exigente, mas também, atuante para a transformação do Vetor Norte. “O desenvolvimento dessa área é uma estratégia do Governo de Minas, que vai criar novas oportunidades e necessidades locais. Para aproveitar tal crescimento e contribuir com esse processo trouxemos nosso projeto para a região”, afirmou.

Nos três primeiros anos do empreendimento, deverão ser gerados 1.500 empregos diretos e 800 postos de trabalho indiretos, com o recrutamento de profissionais, preferencialmente no município. Caberá à empresa promover o treinamento e a capacitação da mão- de- obra. O faturamento previsto é da ordem de R$ 980,7 milhões até o término das obras.

Conectividade

Intervenções na infraestrutura viária devem facilitar o acesso ao complexo e articular os municípios de Lagoa Santa e Jaboticatubas, reduzindo a distância entre as suas áreas urbanas e criando uma alternativa de transposição sobre o Rio das Velhas, entre a MG-010 e a MG-020.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), tomará as medidas legais, administrativas e técnicas para viabilizar a execução das obras de acesso à Rodovia MG-010, de acordo com cálculos do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). A intervenção contempla a pavimentação de um trecho de aproximadamente 17,5 quilômetros e a construção de uma ponte sobre o Rio das Velhas.

Os recursos serão disponibilizados pela Sede, limitados a R$ 12 milhões, por meio do Projeto Estruturador de Promoção e Atração de Investimentos e Desenvolvimento das Cadeias Produtivas das Empresas Âncora.

A empresa

A Viva Empreendimentos Imobiliários Ltda é uma organização brasileira, com capital luso-brasileiro, constituída para executar o empreendimento Reserva Real, em Jaboticatubas. Dedicada à concepção, comercialização e gestão de projetos imobiliários, conta com a experiência do grupo Design Resorts, com mais de 100 anos de atuação. A empresa desenvolve atividades na Europa, América do Sul e África.