Segurança / Defesa Social

20h12min - 11 de Maio de 2011 Atualizado em 02h38min - 01 de Julho de 2013

Homenagem às mães leva arte e beleza à Penitenciária Estevão Pinto

BELO HORIZONTE (11/05/11) - Presa fisicamente, mas com a alma livre. Essa foi a definição da detenta Dulcineia Pereira dos Santos, emocionada com solenidade em homenagem ao Mês das Mães, promovida na Penitenciária Feminina Estevão Pinto, na manhã desta quarta-feira (11), no bairro Horto, em Belo Horizonte. “Este espaço não nos deixa infeliz, se tivermos Deus no coração. A gente está presa, mas quem tem espírito jovem alegra qualquer lugar”, garante.

A presa contou que tem dois filhos adotivos e que sua situação atual é encarada como uma chance para reconstruir sua vida. Definida pelas demais detentas como sendo a mais alegre da unidade, Dulcineia foi escolhida para ser uma das primeiras a receber o kit, composto de xampu e condicionador, entregue a todas as internas da penitenciária durante a comemoração.

Beleza

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). Além da distribuição de brindes, houve uma apresentação teatral encenada por cinco presas, lanche e a presença de profissionais que ofereceram tratamentos de beleza às internas, como corte e tintura de cabelos, hidratação e manicure.

A comemoração contou com a presença do secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, do subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, do superintendente de Atendimento ao Preso, Guilherme Augusto de Faria Soares, da desembargadora Jane Silva, do desembargador Herbert Carneiro e do juiz da Vara de Execuções Criminais, Guilherme de Azeredo Passos.

Recuperação

Ao falar com as presas, o secretário Lafayette Andrada destacou a força que o sentimento materno pode exercer no sentido de melhorar a vida de cada uma das homenageadas. “O sentimento do filho com relação à mãe e da mãe para com o filho é uma coisa que não se explica, apenas se sente. É exatamente nesse sentimento que vocês têm que se inspirar e pensar quando saírem daqui”, disse.

A detenta Dulcineia conta que seus dois filhos representam o principal incentivo para que ela recupere a liberdade e também o tempo perdido. “Quero reconstituir minha família, fazer faculdade de Fisioterapia ou Administração de Empresas e levar minha empresa de vestuário adulto adiante”, planeja.

Incentivo

De acordo com o subsecretário Murilo Andrade, a comemoração pelo Dia das Mães representou mais que um agrado oferecido às presas, significando também um incentivo para que cada uma pensasse em seus filhos e nos demais familiares que deixaram para trás. Ele aproveitou a ocasião para aconselhar as detentas a ter mais critério na escolha de seus parceiros, uma vez que muitas delas foram conduzidas ao crime por eles.

Para a desembargadora Jane, eventos desse tipo mostram às presas que elas perderam a liberdade, mas conservam todos os outros direitos e continuam cidadãs. “Estejam cientes que poderemos mudar o mundo se soubermos educar e ensinar aos nossos filhos o caminho certo. Mantenham a esperança de um mundo melhor”, disse.

Comemorações semelhantes estão sendo realizadas, nesta semana, em todas as unidades prisionais que abrigam mulheres, em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. A abertura foi na segunda-feira (9), no Ceresp Centro Sul. Nessa terça-feira (10), a festa aconteceu no Presídio Feminino José Abranches Gonçalves, em Ribeirão das Neves. Nesta quinta-feira (12), será a vez do Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade. Na sexta-feira (13), para finalizar, o evento será promovido no Presídio São Joaquim de Bicas II.