17h41min - 26 de Março de 2013 Atualizado em 10h46min - 01 de Julho de 2013

Hospitais são capacitados para agir em situações de desastres e catástrofes

Por meio de exercícios de Table Top, Secretaria de Saúde prepara profissionais para atuarem em situações de emergência nas Copas

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa) promoveram  um simulado que visa preparar os hospitais João XXIII, Eduardo de Meneses, Risoleta Neves e Odilon Behrens para situações atípicas na Copa das Confederações e Copa do Mundo.

A ação utilizou a metodologia do “Table Top” (semelhante a um jogo de tabuleiro), desenvolvido por israelenses e muito usado na Europa. Exercícios desenvolvidos estudam formas de agir em situações de desastres e catástrofes que podem acontecer de forma inesperada e envolver grande aglomerado de pessoas.

O cenário proposto é o estádio do Mineirão, com o objetivo de testar o acionamento destes hospitais e as rotas de fuga traçadas pelo setor de mobilidade da BH Trans. A ação envolve, ainda, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de BombeirosDefesa CivilPolícia Militar.

Em maio vai acontecer um novo simulado, dessa vez envolvendo atores, figurantes, equipe médica e hospitais para testar as ações propostas de forma mais real.

O consultor da SES para a Copa do Mundo, Welfane Cordeiro, explica que a preparação de alguns hospitais públicos para as situações de catástrofes ou de múltiplas vítimas já está em desenvolvimento há um ano e meio, por meio da consultoria de um grupo de profissionais de Portugal.

“O simulado propõe colocarmos ideias e ações em prática no caso de um desastre. Além dos simulados, os hospitais estão sendo preparados internamente. Hoje, fizemos a primeira rodada do simulado, em que todos os órgãos necessários e responsáveis estão reunidos para mostrar como irão responder no caso proposto. É o momento também para correção de problemas e exposição de possíveis gargalos”, diz Welfane.

“Este é o momento de treinarmos e testar a nossa capacidade de absorção caso seja necessário atender a um grande número de pacientes de forma inesperada. Já criamos um plano interno para o hospital, agora estamos praticando através do simulado de mesa e em breve teremos o simulado com atores e as equipes de atendimento devidamente posicionadas para consolidarmos ação”, afirma o diretor de emergência do hospital João XXII, Tarcísio Versiani.

A gerente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Paula Martins, diz que o simulado é a integração de todos os serviços de saúde, envolve várias instituições, prevê atendimento local dos pacientes e a distribuição deles nas unidades de saúde, “O Table Top vai medir a nossa capacidade de resposta em tempo hábil e de organização dos nossos sistemas para grandes eventos. É também mais segurança para a população e mais qualidade do serviço de saúde”, finaliza.