17h59min - 05 de Março de 2012 Atualizado em 13h46min - 01 de Julho de 2013

Hospital das Clínicas inaugura setor de Ressonância Magnética e nova etapa da reestruturação do Pronto Socorro

Com os novos equipamentos, o HC se torna o primeiro hospital público integrado à rede SUS a realizar exames de ressonância magnética em BH

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, participou, nesta segunda-feira (5), da inauguração do Setor de Ressonância Magnética do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Equipado com Raios X telecomandado, aparelhos de mamografia, tomografia, digitalizador de imagem e aparelho de ressonância magnética, o novo serviço tem como objetivo contribuir para a redução do tempo de espera na realização de exames e internações, e para a diminuição dos custos nos diagnósticos e tratamento das doenças.

Financiado em grande parte com recursos do Ministério da Saúde – quase R$10 milhões na infraestrutura e na compra dos novos equipamentos – o local vai beneficiar os pacientes internados, bem como aqueles encaminhados pelas secretarias municipais de saúde.

Para o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, o maior impacto desse investimento tem relação com a ampliação dos serviços oferecidos pelo SUS. “Atualmente, existem mais de duas mil pessoas esperando por tratamento. A criação desse setor no Hospital das Clínicas, além de permitir maior agilidade e melhor capacidade resolutiva nas decisões diagnósticas, vai zerar essa fila de espera”, garante.

Além dos investimentos federais, o Hospital das Clínicas também contou com recursos do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG (Pro-Hosp), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Com a liberação da verba, foi possível a aquisição de um sistema de digitalização de imagens, que, em conjunto com o equipamento de Raios X telecomandados, vai modernizar e ampliar os serviços de radiologia do hospital.

“Mais uma vez estamos renovando o espírito de colocar o interesse público à frente de nossas ações. Nós temos uma visão de parceria estratégica com a UFMG, e, em especial, com o Hospital das Clínicas, que sempre, principalmente nos casos de urgência e emergência, atuou com respeito aos usuários do SUS, prestando um atendimento à altura das exigências dos cidadãos”, disse o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.

De acordo com o diretor do Hospital das Clínicas, professor Antonio Luiz Pinho Ribeiro, os hospitais universitários federais têm importante papel na assistência especializada, na pesquisa em saúde e na formação de alunos e de residentes no Brasil. “A implantação da ressonância magnética, especificamente, vem suprir uma necessidade da rede pública de saúde, que não dispõe de equipamentos próprios, além de ter importante papel para a pesquisa e para o ensino, especialmente da imagiologia. Os outros equipamentos de imagem, com destaque para os tomógrafos e equipamentos de hemodinâmica, se inserem dentro da necessidade de modernização tecnológica do hospital, permitindo ao HC atuar nas linhas prioritárias do Ministério da Saúde”, completa o professor.

Reestruturação do Pronto Socorro

A segunda etapa das obras de reestruturação do Pronto Socorro (PS) do Hospital das Clínicas (HC), também foi inaugurada e vai oferecer mais conforto e segurança aos pacientes e profissionais, além de contribuir para a adequação do hospital às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Vigilância Sanitária Estadual (Visa-MG).

Com a ampliação, que teve investimentos de R$ 1,45 mi, a ala Sul do HC ganhou mais 460 m² e conta com salas de apoio, postos de enfermagem, salas de prescrição, sala de conversa com a família e sala para descanso médico. A sala de emergência foi ampliada de nove para 12 leitos e a observação pediátrica, que passou a fazer parte da ala, teve a sua capacidade de atendimento aumentada para 15 leitos.

As novas instalações contam com sistema de ar condicionado, a fim de que os pacientes, acompanhantes e funcionários tenham mais conforto. O ambiente conta, também, com cinco pontos para instalação de monitores de televisão, permitindo que todos os pacientes tenham acesso a alguma forma de entretenimento.

A primeira etapa da reforma do Pronto Socorro, inaugurada em dezembro de 2008, aconteceu na ala Sul, quando foram trocados pisos, instalações hidro-sanitárias, redes elétrica e telefônica, além do condicionamento de ar dos consultórios.