Minas por Região
Saúde

17h34min - 18 de Maio de 2011 Atualizado em 02h05min - 30 de Junho de 2013

Hospital João XXIII usa técnica diferenciada para retirada de anéis dos dedos

BELO HORIZONTE (18/05/11) - Os homens usam e presenteiam as mulheres para marcar compromissos. As mulheres usam para embelezar as mãos. Podem ser joias ou bijuterias, os anéis são acessórios muito usados. Mas o uso incorreto desse acessório pode causar transtornos.

Em caso de inchaço do dedo, ocasionado por trauma e também pelo uso de anéis de tamanho não adequado o que, consequentemente, causa inchaço e edema no dedo provocando desconforto, a retirada do acessório é feita, normalmente, cortando o anel, com fios de aço ou esmeril. Porém, no Hospital João XXIII (HPS) da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) uma nova técnica é usada para tornar o processo menos doloroso para o paciente. O anel é retirado com auxílio de uma fita e solução oleosa, sem que seja necessário cortar o acessório.

No HPS são atendidos cerca de 20 casos por mês de retirada de anéis, sendo maioria dos casos de homens jovens. O auxiliar de enfermagem do hospital, Júlio César Martins, foi quem descobriu a técnica. “É uma evolução da técnica que usávamos conhecida como fio de seda. Com a fita o processo fica menos doloroso”, explica.

Passo a passo da técnica para retirada de anéis:

Obs: Este procedimento não é indicado quando houver ferimentos, fratura ou luxação no dedo onde se localiza o anel.

1º passo: Corte uma tira de esparadrapo de aproximadamente 20 cm de comprimento por 3 cm de largura. Se não estiver disponível o esparadrapo, utilize uma fita de pano ou ainda, aquelas utilizadas para ornamentar presentes. 

2º passo: Dobre o esparadrapo ao meio de forma que a fita fique com 1,5 cm de largura, para que a pele não tenha contato com a cola. 

3º passo: Introduza a fita entre o anel e o dedo com o auxílio de uma espátula de madeira ou outra ferramenta que não seja pontiaguda.

4º passo: Puxe a fita de modo que as duas extremidades obtenham o mesmo tamanho.

5º passo: Lubrifique o dedo utilizando solução oleosa como óleo mineral, vaselina ou até mesmo o óleo de cozinha, isto facilitará o deslizamento da fita sobre o anel. 

6º passo: Com uma mão segure a fita, tracionando no sentido distal (ponta do dedo) girando a fita no sentido horário. Utilize o seu polegar e o indicador para empurrar o anel auxiliando a sua retirada.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato