10h51min - 05 de Junho de 2014 Atualizado em 10h55min

Hospital Júlia Kubitschek finaliza reformas e apresenta a nova ala G

Espaço inaugurado nessa quarta-feira (04/06) tem como meta oferecer ainda mais conforto e qualidade de vida aos pacientes

O Hospital Júlia Kubitschek (HJK), da Rede Fhemig, acaba de inaugurar uma ala destinada ao tratamento de pacientes com tuberculose multirresistente. Na apresentação da ala G, nessa quarta-feira (04/06), estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, José Geraldo de Oliveira Prado, o secretário adjunto de Saúde de Minas Gerais, Wagner Eduardo Ferreira, o presidente da Fhemig, Antonio Carlos de Barros Martins, o diretor assistencial da Fhemig, Henrique Timo, a diretora do Hospital Júlia Kubitschek, Inessa Beraldo de Andrade Bonomi, além de outras autoridades, coordenadores, gerentes e servidores da unidade.

Todas as enfermarias da ala foram reformadas e passam a contar com novo mobiliário e televisores. Serão 32 leitos à disposição para o tratamento da doença. Além disso, houve uma melhoria no espaço de convivência dos pacientes, onde serão desenvolvidas atividades recreativas, com atuação de psicologia e terapia ocupacional. O espaço também contará com biblioteca. A meta é oferecer ainda mais conforto e qualidade de vida aos pacientes.

O secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, reforçou o papel do HJK como referência estadual no tratamento da tuberculose multirresistente e parabenizou o trabalho de revitalização do espaço. “A minha admiração pelo hospital e pela assistência aqui prestada só me faz ter alegria de presenciar um momento como este. O desafio de aperfeiçoamento contínuo da saúde de nosso Estado continua”, disse.

Segundo o presidente da Fhemig, Antonio Carlos de Barros Martins, o Hospital Júlia Kubitschek está passando por uma revitalização geral. A inauguração da ala G representa a conclusão da primeira fase das obras, que irão abranger outros setores do hospital. “É motivo de muita satisfação estarmos aqui hoje vencendo mais uma etapa, mais um desafio. Temos uma missão muito importante, que é procurar sempre a melhoria da qualidade da assistência aos nossos usuários. Esperamos até o fim do ano estar com grande parte dessas obras concluídas para, em 2015, contarmos com um novo HJK”, salientou.

Para a diretora do HJK, Inessa Bonomi, a revitalização da ala de tisiologia reforça a importância do hospital como referência no tratamento de doenças respiratórias, especialmente da tuberculose. “A renovação da ala G será extremamente importante para acolhermos ainda melhor esses pacientes que, geralmente, necessitam ficar internados por longos períodos em regime fechado. As adequações no espaço trarão ainda mais comodidade ao usuário durante o tempo de internação”, explica.

Histórico

O Hospital Júlia Kubitschek foi inaugurado em 1958 e, a princípio, foi destinado exclusivamente ao tratamento de tuberculose. A constatação da ocorrência de outras doenças em pacientes do hospital teve como consequência o atendimento a outras patologias pulmonares, ampliando a especialização do HJK na Clínica Pneumológica.

Em 1967, o HJK passa a ser vinculado ao INAMPS e, posteriormente, à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). No final dos anos 80, o hospital foi reformado e reequipado e passou a funcionar como Hospital Geral de abrangência regional. Nos dias de hoje, atua com excelência nas áreas de Tisiologia, Pneumologia e Cirurgia Torácica, atendendo ainda outras especialidades médicas, como Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Obstetrícia, entre outras. Além disso, presta atenção integral aos pacientes com doenças complexas, como fibrose cística, hipertensão pulmonar e mioneuropatias. O HJK é considerado ainda referência secundária em gravidez de médio e alto risco, com serviços de assistência integral à saúde da mulher e da criança.