20h19min - 06 de Outubro de 2010 Atualizado em 13h07min - 30 de Junho de 2013

Iepha entrega peça restaurada à população de Campanha

BELO HORIZONTE (06/10/10) - Após 10 meses de espera, a população de Campanha, no Sul de Minas, se organiza para receber a imagem do Senhor dos Passos, que foi totalmente restaurada no ateliê da Gerência de Elementos Artísticos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), instituição vinculada ao Sistema Estadual de Cultura. Nesta quarta-feira (6), a imagem foi entregue pelo presidente do Iepha/MG, Carlos Noronha, ao prefeito do município, Roberto Silva. Também esteve presente a diretora do Museu Regional do Sul de Minas, Maria Aparecida Borges.

A peça sacra, junto a outras dez imagens, foi recuperada dentro do Programa de Restauração de Acervos, que visa resguardar bens de forte significado para as comunidades às quais pertencem. O Senhor dos Passos é uma escultura em madeira policromada, pertencente à Catedral de Santo Antônio, do município de Campanha. Mede 67 centímetros de largura x 130 centímetros de altura x 130 centímetros de profundidade. Quando chegou ao Iepha/MG, seu estado geral de conservação era ruim, com trincas no suporte, principalmente nos ombros, cabeça e articulações. Tinha passado por repintura e intervenções anteriores, apresentando áreas de perda de policromia/carnação e muitos pregos estavam enferrujados.

Segundo o gerente de Elementos Artísticos do Iepha/MG, Yukie Watanabe, a imagem possui na sua parte posterior (nas costas) uma área oca, escavada na madeira para reduzir o peso da peça e facilitar o transporte - uma vez que é imagem levada no andor nas procissões - e compatibilizar a movimentação decorrente da dilatação da madeira. “A área oca estava recoberta com um tecido e afixada com tachas, mas após uma avaliação achamos por bem substituir este tecido por uma cobertura de cedro, evitando futuros ataques de insetos xilófagos”, revela Maria da Conceição Caldeira, restauradora da Gerência de Elementos Artísticos do Iepha/MG.

O prefeito Roberto Silva, ao receber a imagem das mãos do presidente do Iepha/MG, agradeceu o excelente trabalho realizado e destacou a importância da recuperação da imagem. “Em nosso município muita coisa foi descaracterizada, mas estamos lutando para preservar o que sobrou. É muito importante essa parceria com o Iepha, pois essa imagem é mais que um objeto de devoção, é uma parte da história da cidade”.

Ainda segundo o prefeito, neste domingo (10), dentro das comemorações do aniversário do município, a imagem será recebida com uma procissão seguida de missa festiva na catedral.

Programa de Restauração de Acervos

As outras dez imagens que fizeram parte do Programa de Restauração de Acervos são: Senhor Bom Jesus, do Santuário de Bom Jesus, Córrego do Bom Jesus; Nossa Senhora do Rosário, da Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Chapada do Norte; São Pedro, da Igreja Matriz de São Francisco, Minas Novas; Nossa Senhora do Rosário, da Capela de Nossa Senhora do Rosário, de Piranga; Santana Mestra, da Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, de Couto de Magalhães de Minas; São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Berilo; São José de Botas, da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Campo Belo; Nossa Senhora do Rosário, da Igreja Matriz de São Bento, de Itapecerica; e Senhor dos Passos, da Igreja Nosso Senhor dos Passos, Santos Dumont. As cinco primeiras já foram devolvidas aos seus municípios de origem e as outras estão prontas para serem entregues, esperando pelo agendamento com os proprietários.

Restauração ao alcance de todos

Durante todo o processo de restauração, que começou em janeiro deste ano, a população pôde acompanhar os trabalhos realizados no ateliê vitrine e no Blog Restauração Ateliê, hospedado no site do Iepha (www.iepha.mg.gov.br), onde, quinzenalmente, fotos e um pequeno texto explicativo eram postados para que as pessoas acompanhassem o passo a passo do trabalho.

As visitas começaram em meados de março, em grupos de até dez pessoas. Profissionais e estudantes da área puderam visitar o trabalho e acompanhar de perto a recuperação das peças. Também participaram da visita grupos das próprias comunidades de origem das peças, que demonstraram enorme interesse e envolvimento, procurando notícias por telefone e email.