Minas por Região
Saúde

12h36min - 10 de Novembro de 2014 Atualizado em 12h37min

Iluminação especial em prédios públicos marca a campanha Novembro Azul

Iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde faz alerta sobre o câncer de próstata e a saúde do homem

Neste mês de novembro, a Praça da Liberdade, a Cidade Administrativa de Minas Gerais e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa ganharam uma tonalidade diferente. É a campanha Novembro Azul, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde que alerta sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com o lema “Homem que é homem se cuida”, a ação busca sensibilizar os homens com mais de 45 anos para que eles procurem um urologista ao menos uma vez por ano e façam os exames preventivos. Aos homens negros ou com histórico da doença na família, os cuidados devem começar aos 40 anos, já que é um grupo que apresenta maior incidência da doença.

Além do câncer de próstata, a campanha também visa incentivar os homens a terem mais atenção com a própria saúde, já que as mortes masculinas por outros tipos de câncer e por doenças crônicas como hipertensão e diabetes são maiores que no público feminino.

Lançada no dia 03 de novembro, a iniciativa do Governo do Estado marca, ainda, a criação da Comissão de elaboração do Programa Estadual de Prevenção e Controle do Câncer de Próstata em Minas Gerais. Também estão acontecendo ações de conscientização e mobilização voltadas à população masculina, com palestras em empresas, distribuição de material informativo, entre outras.

Esta é a primeira vez que a Secretaria de Estado de Saúde participa da campanha realizada mundialmente. Para o secretário de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, esta é uma grande oportunidade para avançar nos cuidados à saúde do homem. “Minas tem o protocolo mais avançado do país para tratamento do câncer e uma rede de atenção especializada para atender o homem desde sua chegada à atenção básica. Mas nos faltava sistematizar melhor uma política de saúde voltada para o público masculino. E agora vamos criar uma comissão para elaborar esse programa”, informa.

Conscientização

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, mais de 40% dos homens no Brasil não vão ao urologista e o câncer de próstata não apresenta sintomas nos períodos iniciais. Nos estágios avançados só há tratamento paliativo, daí a importância do diagnóstico precoce.

Para 2014 são esperados 68 mil novos casos de câncer de próstata no país. Em Minas, a expectativa é de 7.990 novos casos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele. Em Minas, é a neoplasia de maior mortalidade entre os homens.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato