Minas por Região
Agricultura

12h33min - 16 de Março de 2009 Atualizado em 16h09min - 29 de Junho de 2013

IMA irá monitorar agrotóxicos em tomates e morangos

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) desenvolve, entre março e dezembro de 2009, o Projeto de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Culturas de Morango e Tomate. O objetivo é promover ações para sensibilizar e mudar o comportamento dos produtores mineiros sobre a importância do uso racional e consciente dos agrotóxicos.

BELO HORIZONTE (16/03/09) - O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) desenvolve, entre os meses de março a dezembro de 2009, o Projeto de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Culturas de Morango e Tomate. O objetivo é desenvolver ações para sensibilizar e provocar uma mudança no comportamento dos produtores mineiros sobre a importância do uso racional e consciente dos agrotóxicos.

O projeto prevê o monitoramento de resíduos de agrotóxicos no cultivo de morango em cinco cidades mineiras: Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Estiva, Pouso Alegre e Bom Repouso. O acompanhamento da produção do tomate será realizado em outros cinco municípios: Carandaí, Carmópolis de Minas, Lagoa Dourada, Maravilhas e Pimenta.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, acredita que o resultado será uma mudança no comportamento de todos os envolvidos no setor produtivo e, consequentemente, nas aplicações dos agrotóxicos, preservando a saúde pública e o meio ambiente. “Com esse projeto esperamos que o uso de agrotóxicos seja feito de maneira mais consciente, evitando que produtos não adequados cheguem aos consumidores”.

Metodologia usada

Na primeira fase, serão selecionadas, nas cidades escolhidas, as propriedades com a maior área plantada destas culturas para participarem do monitoramento. A partir disso, questionários serão aplicados com o intuito de analisar se os produtores conhecem as normas para o uso seguro de agrotóxicos.

Em seguida, amostras dos produtos agrícolas serão coletadas e analisadas. Nas propriedades em que elas estiverem fora do padrão quanto ao limite máximo de resíduos e que forem constatadas aplicações de produtos não indicados para essas culturas, serão feitas ações para adequar o seu uso conforme as normas vigentes.

Para reforçar e conscientizar os produtores rurais sobre a importância do uso seguro do agrotóxico serão realizadas palestras e reuniões com as comunidades. O IMA também vai intensificar a fiscalização do comércio e do uso do produto.

O responsável pela área de agrotóxicos da Gerência de Defesa Vegetal do IMA, o agrônomo Thales Fernandes, acrescenta que a redução dos resíduos será positivo para a sociedade e para os produtores. “O projeto visa adequar o processo de produção à preservação ambiental e à qualidade do produto. Além disso, o produtor poderá agregar valor à sua produção”.

Minas Gerais é o maior produtor de morango no país, com uma área plantada de 1.614 hectares. No ano de 2008, a produção foi de 79 mil toneladas. O Estado também está dentre os maiores produtores de tomate, ocupando o terceiro lugar, com 461 mil toneladas e 8 mil hectares de área plantada.

Fiscalização

O IMA monitora os resíduos de agrotóxicos por meio das amostras coletadas, mensalmente, em diversos produtos cultivados no Estado. No caso de não-conformidades (resíduo de agrotóxico não registrado para a cultura ou acima do limite máximo permitido), será aberto processo administrativo para investigar in loco o problema.

Todo agrotóxico destinado ao uso agrícola ou na proteção de florestas plantadas, para ser armazenado, comercializado e utilizado em Minas Gerais, deverá ser cadastrado no IMA. É de responsabilidade do Instituto a fiscalização do comércio e do uso de agrotóxicos. Em 2008, o órgão fiscalizou 4.684 estabelecimentos comerciais e 7.063 propriedades rurais. Também foram abertos 391 processos administrativos quanto a irregularidades cometidas em desrespeito à legislação estadual de agrotóxicos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato