19h24min - 23 de Setembro de 2011 Atualizado em 13h17min - 30 de Junho de 2013

Inauguração da UAI Betim vai beneficiar cerca de 800 mil cidadãos

BETIM (23/09/11) - Foi inaugurada nesta sexta-feira (23) a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Betim. A unidade se soma a outras cinco que passam a ser geridas pelo sistema de Parceria Público-Privada (PPP). São 33 guichês, com capacidade para efetuar cerca de 1.400 atendimentos diários. O novo empreendimento gerou 70 postos de trabalho, por meio da contratação de funcionários pelo Consórcio Minas Cidadão.

Para a coordenadora-adjunta das UAIs da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Fernanda Girão, a operação, por meio de PPP, visa proporcionar mais qualidade aos serviços. “Quanto maior o ganho de eficiência maior a taxa de retorno para a prestadora e, principalmente, para o cidadão. O pagamento se dará por atendimento, desde que observados indicadores de desempenho”.

Fernanda Girão ressalta, ainda, que a decisão do Governo pela implantação desse novo modelo de gestão determina à concessionária privada a responsabilidade pela implantação, gestão operacional e manutenção das unidades. “Nesta modelagem, cabe à Administração Pública, o acompanhamento e a fiscalização do cumprimento de metas e indicadores pré-definidos”.

A prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara Perpétuo, presente à inauguração, frisou que a UAI Betim vai beneficiar não só o cidadão local, como toda a região, totalizando uma população de cerca de 800 mil habitantes, “com serviços de qualidade e eficiência reunidos em um único espaço”.

Serviços

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) está presente com serviços de intermediação de mão de obra, o que dá oportunidade para recolocação de profissionais no mercado e entrada no processo de seguro desemprego.

Os usuários terão disponível a emissão da primeira e segunda via da carteira de identidade e atestado de antecedentes criminais. Além desses serviços, os cidadãos podem contar ainda com atendimento do Banco Popular do Brasil para pagamento de IPVA, DPVAT, INSS e DAE. Em parceria com a Receita Federal e o Ministério do trabalho e Emprego, também está disponível a emissão de CPF e de Carteira de Trabalho. Há ainda à disposição um Telecentro, com computadores e acesso à internet, gratuitamente, para a utilização de correio eletrônico, realização de pesquisas escolares e elaboração de currículos, com acompanhamento de monitores. A unidade possui também um auditório para treinamentos e palestras.

A UAI Betim, composta pela integração de diversos órgãos, das diferentes esferas de governo, efetiva a implantação da terceira geração da evolução administrativa do Governo de Minas prevista para o período 2011-2014, que estabelece o Estado em Rede, em que o cidadão é o foco da gestão.