Minas por Região
Governador

18h02min - 17 de Janeiro de 2014 Atualizado em 18h15min

Incêndio do Expominas é controlado após atuação imediata do Corpo de Bombeiros

Governador Antonio Anastasia visita o local neste sábado (18/01); Codemig contratará empresa especializada para realizar avaliação estrutural do espaço

O governador Antonio Anastasia visita, neste sábado (18/01), às 11h, o Expominas – Av. Amazonas, 6030, Belo Horizonte –, que teve parte do teto da Arena Multiuso atingida por um incêndio, na tarde desta sexta-feira (17/01). As chamas foram controladas em pouco mais de duas horas pelo Corpo de Bombeiros e não houve vítimas. A área atingida representa cerca de 7% de todo o complexo e 10% do espaço de locação. O Corpo de Bombeiros atuou no local, incluindo a realização de trabalhos de rescaldo, com 47 agentes e 14 viaturas. O fogo concentrou-se apenas no forro e no teto da Arena Multiuso. A Polícia Civil iniciou o processo de perícia técnica para a identificação da origem das chamas.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), que responde pelo complexo, informa que o Expominas possui alvarás de localização e funcionamento e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, além de seguro contra incêndios, em dia. O empreendimento é dotado de sistema de combate a incêndios, com reservatório de 200 mil litros de água, exclusivo para essa finalidade, além de extintores e hidrantes. Estes equipamentos foram, inclusive, usados pelos bombeiros no trabalho de combate ao incêndio. A Companhia ressalta que já comunicou o aviso de sinistro à seguradora. Apesar de não haver indício aparente de dano à estrutura da Arena Multiuso, a Codemig irá contratar uma empresa especializada para realizar a avaliação estrutural do espaço.

No local, estava sendo realizada, durante este mês de janeiro, uma pequena obra para ampliação do sistema de drenagem do telhado. Os quatro trabalhadores que atuavam na arena estavam em horário de almoço no momento do incêndio, portanto, ninguém estava no complexo quando o ocorrido teve início. A situação dos eventos programados para os próximos meses no Expominas será melhor avaliada a partir da próxima semana, já que vistorias e avaliações estruturais precisam ser feitas.

A Arena Multiuso

A Arena Multiuso é o espaço multifuncional do Expominas Belo Horizonte. Em formato cilíndrico, tem uma área de 5.160 metros quadrados, com 2.516 metros quadrados destinados ao público, incluindo três mezaninos. O pavilhão pode ser adaptado para congressos, palestras, espetáculos, shows, cursos e exposições. O auditório tem capacidade para até 2.000 lugares.

A arena está localizada no Foyer do Primeiro Nível, ligado ao hall principal do Expominas. O acesso é feito por rampa, elevador ou pela via lateral externa. A estrutura do espaço conta com palco, fosso para orquestra, arena, salas de apoio, camarins, escadas, instalações sanitárias, depósitos, lanchonete e bar.

O Expominas

O Expominas Belo Horizonte está localizado na região Oeste da capital mineira. Conhecido como um dos maiores e mais importantes Centros de Convenções e Eventos do país, foi completamente revitalizado em duas etapas: a primeira, em 1998, quando passou a ser administrado pela Codemig; e a segunda, a partir do segundo semestre de 2003, quando passou ao comando da Companhia Mineira de Promoções (Prominas). Ampliado e modernizado em atendimento às necessidades do segmento de Turismo e Negócios, o Expominas Belo Horizonte foi reinaugurado em 16 de fevereiro de 2006 pelo então governador, Aécio Neves.

No período de 2003 a 2006, o centro de eventos passou por uma grande expansão, com investimentos de mais de R$ 150 milhões, por meio da Codemig. As obras foram executadas sob a coordenação do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG). O objetivo do investimento foi potencializar Minas Gerais como grande centro catalisador de turismo de negócios e eventos do País e forte indutor do desenvolvimento econômico de Belo Horizonte e do Estado como um todo.

Em tamanho, o Expominas Belo Horizonte é o maior de Minas Gerais e o terceiro do Brasil, atrás somente do Anhembi (São Paulo) e do Riocentro (Rio de Janeiro). Comporta um público de 45 mil pessoas e é primeiro centro de exposições e feiras da América Latina ligado diretamente a uma estação de metrô: a Estação Gameleira – o que permite ao público acesso rápido, seguro e confortável, tendo em vista que o deslocamento do Centro da cidade até o Expominas é feito em cerca de seis minutos.

Expominas em números:

·                    Área total do empreendimento: 115.000 m².

·                    Área bruta construída: 71.825 m².

·                    Área líquida para locação: 26.140 m².

·                    Pavilhão multiuso: 5.160 m².

·                    Pavilhões de feiras (3): 17.310 m².

·                    Galerias: 4.490 m².

·                    Docas de carga e descarga: 1.865 m².

·                    Capacidade de público: 45 mil pessoas.

·                    Capacidade do estacionamento: 2.045 veículos.

·                    Salas de conferências: 6 com área total de 375 m² no 1º pavimento e 4 com 420 m².

·                    Auditório multiuso: Capacidade para até 1.200 pessoas, área de 584 m².

·                    Espaço gourmet: 1 restaurante para 450 pessoas e 9 lanchonetes.

·                    Pavilhões de feira: Pé direito (17,5 metros) e vão livre (4 colunas por pavilhão).

·                    Materiais e equipamentos (rede interna): 1.400 metros de galerias técnicas, energia, água e esgoto e telefonia.

·                    Ar condicionado: 400 pontos de ar condicionado e ventilação e 500 pontos no anexo.

·                    Telefonia: canais de comunicação com 3.500 pontos para voz e dados.

·                    Banheiros: 38 (masculinos e femininos, vestiários e camarins) e 284 sanitários.

·                    Rede potável e esgoto sanitário: para 50 mil pessoas/dia.

·                    Drenagem pluvial: rede para 100 mil metros cúbicos com capacidade de vazão de 5.500 litros/segundo.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato