Segurança / Defesa Social

19h02min - 26 de Junho de 2013 Atualizado em 07h49min - 01 de Julho de 2013

Infiltrados entre manifestantes, vândalos provocam atos de violência

Durante manifestações ocorridas em Belo Horizonte, grades da barreira física de contenção montada pela PM foram derrubadas

Nesta quarta-feira (26), durante as manifestações ocorridas na avenida Antônio Carlos, em Belo Horizonte, um vândalo derrubou uma das grades da barreira física de contenção montada pela Polícia Militar de Minas Gerais na região. A colocação das grades é parte de um acordo firmado na terça-feira à noite entre o governador Antonio Anastasia e líderes dos manifestantes no Palácio da Liberdade.

Com o objetivo de assegurar manifestações tranquilas e uma semifinal da Copa das Confederações sem transtornos nesta quarta-feira (26), a Polícia Militar de Minas Gerais havia divulgado um novo mapa detalhado com orientações de segurança, que foi distribuído em Belo Horizonte.

No mapa, a PM detalhou os pontos de concentração das manifestações no entorno do Mineirão e as vias de acesso para os torcedores que assistiram ao jogo da Copa das Confederações entre Brasil e Uruguai. O material trazia, ainda, dicas sobre medidas de segurança nos casos de aglomerações, com o objetivo de manter um clima de paz e tranquilidade durante as mobilizações.

Com o título “Manifeste-se em Paz”, o material destacava, ainda, a importância da realização de “manifestações ordeiras e pacíficas” pelas ruas e avenidas de Belo Horizonte. “O anonimato é característica do vândalo” e “Manifeste-se, mas respeite as pessoas, além do patrimônio público e privado” foram algumas das orientações expressas no folheto.

A Polícia Militar de Minas Gerais atuou nas ruas, nesta quarta-feira, para garantir o direito da população de se manifestar de forma pacífica e ordeira. “Atos de vandalismo e violência não são legítimos. Portanto, ajude-nos a identificar aqueles que querem tumultuar as manifestações”, afirma a corporação na publicação.

Acordo firmado

Na noite desta terça-feira (25), o governador Antonio Anastasia recebeu, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, representantes do movimento do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa 2014. Dez jovens, de diversos movimentos sociais, estiveram por cerca de três horas com o governador e se comprometeram colaborar e incentivar uma manifestação pacífica, sem agressões ou violações de limites nesta quarta-feira em Belo Horizonte.

Por sua vez, o Governo de Minas se comprometeu a instalar apenas uma barreira física para a partida entre Brasil e Uruguai, sem a presença de militares no local originalmente previsto pela Polícia Militar, na Avenida Abrahão Caram – acordo que foi cumprido.

Na reunião, foi definida a criação de uma comissão sintética de acompanhamento das manifestações composta por um membro mediador da própria manifestação escolhido pelo movimento e outro da Polícia Militar. Após a reunião, em entrevista coletiva, o governador mais uma vez defendeu o exercício da livre manifestação.

“Eu gostaria de agradecer a presença dos integrantes dos movimentos sociais, cumprimenta-los pela serenidade da reunião, dizer, de fato, que nós conversamos muito sobre os vários aspectos. Reitero aquilo que já tinha dito durante toda a semana passada: o poder público, o Estado de Minas Gerais, garante a livre manifestação pacífica. É nosso dever dar segurança aos manifestantes, a todas as pessoas e reiterar que a manifestação deva ocorrer de maneira pacífica, tranquila, serena”, afirmou.