Minas por Região
Ciência e Tecnologia

15h00min - 07 de Julho de 2009 Atualizado em 15h49min - 28 de Junho de 2013

“Inovação é a saída” é o tema central do Congresso da ABM

Com o objetivo de incentivar as empresas do setor minero-metalúrgico a darem um salto na gestão tecnológica, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) promove o 64º congresso da entidade, de 13 a 17 de julho, no Expominas, em Belo Horizonte, tendo como tema central “Inovação é a saída”. De acordo com o coordenador da Gestão Corporativa do Congresso, Evando Mirra de Paula e Silva, embora o desempenho de algumas empresas seja muito bom em decorrência da inovação, ela ainda não é dominante no setor produtivo. “Falta uma agenda clara sobre o assunto, que norteie as ações das empresas”, afirma.

BELO HORIZONTE (07/07/09) - Com o objetivo de incentivar as empresas do setor minero-metalúrgico a darem um salto na gestão tecnológica, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) promove o 64º congresso da entidade, de 13 a 17 de julho, no Expominas, em Belo Horizonte, tendo como tema central “Inovação é a saída”. De acordo com o coordenador da Gestão Corporativa do Congresso, Evando Mirra de Paula e Silva, embora o desempenho de algumas empresas seja muito bom em decorrência da inovação, ela ainda não é dominante no setor produtivo. “Falta uma agenda clara sobre o assunto, que norteie as ações das empresas”, afirma.

Gerente de Tecnologia e Inovação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Mirra reforça que, diante da crise econômica mundial, essa é a hora para se construir a agenda e abraçar estratégias inteligentes que assegurem o crescimento e a perenidade das organizações. As empresas inovadoras no país já respondem por cerca de 30% do PIB, mas no Primeiro Mundo elas geram mais de 50% de toda a riqueza.

“Os empreendedores devem não apenas ficar atentos às novas oportunidades, mas apropriar-se da inovação como diferencial competitivo de suas empresas. Se os homens de negócio não tiverem essa consciência, principalmente em momentos de crise, a sobrevivência das empresas fica muito difícil”, complementa Vânia Lúcia de Lima Andrade, especialista em Processamento Mineral da Vale e membro da Comissão Organizadora da Gestão Corporativa.

Segundo o coordenador geral do 64º Congresso da ABM e gerente executivo do Pólo Mineral e Metalúrgico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Renato Ciminelli, o evento está à altura da importância econômica e industrial que o segmento representa para Minas Gerais. “Avançamos a organização sabendo que 2009 seria um ano difícil e de grandes desafios devido à crise mundial. O entusiasmo e as conquistas do Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico foram oportunamente incorporados na gestão do congresso de forma a compensar os momentos de maior preocupação e pessimismo”, informa. Para Ciminelli a inovação é principal tema a ser abordado, além da busca pela competitividade, produtividade, novos produtos, valorização de talentos, sustentabilidade das operações industriais e o impacto sócio-econômico e ambiental onde as indústrias estão inseridas.

Estrategista mundial em inovação

Jean Paul Jacob, reconhecido mundialmente como um dos principais estrategistas na área de inovação, fará a primeira conferência do Fórum de Líderes. Ele participará do painel ‘Inovação como Agente de Transformação do Negócio’, no dia 14, às 9h40. O Fórum de Líderes também vai tratar dos temas: ‘Inovação como Agente de Excelência Operacional e Posicionamento de Mercado - Passado e Visão de Futuro’ e ‘O Papel da Liderança na Inovação’.

Engenheiro eletrônico, formado em 1959 pelo ITA, Jean Paul é pesquisador emérito da IBM, nos Estados Unidos, tendo recebido mais de 50 prêmios de reconhecimento às suas contribuições excepcionais para a inovação, como o Research Leadership Award (2003) pela Universidade da Califórnia, considerada em 2005 como a melhor do mundo segundo o jornal Times (Londres).

O “Fórum de Líderes” vai tratar a inovação sob três aspectos: como agente de transformação do negócio, agente de excelência operacional e posicionamento de mercado (passado e visão de futuro) e o papel da liderança. A programação do 64º congresso prevê ainda três workshops: ‘Gestão estruturada da inovação’, ‘Inovações para o desenvolvimento de aços de elevado valor agregado (foco em produtos estruturais: planos, longos e tubulares)’ e ‘Inovação na indústria automobilística’.

Serão consolidados os desafios e as propostas para o futuro da siderurgia, a partir de palestras e mesa-redonda para a discussão de temas como a inovação para a competitividade; sustentabilidade ambiental e responsabilidade social; a valoração do capital intelectual da empresa na avaliação de projetos pelo BNDES; capacitação tecnológica e o papel do Estado no desenvolvimento tecnológico de setores estratégicos.

Mais informações: www.abmbrasil.com.br/congresso/2009

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato