18h45min - 02 de Outubro de 2008 Atualizado em 01h28min - 01 de Julho de 2013

Inovatec recebe os agentes que fazem o conhecimento

BELO HORIZONTE (02/10/08) - Terminou nesta quinta-feira (2), no Expominas, a 4ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, que atingiu o seu propósito de mostrar, por meio de produtos, equipamentos e pesquisas apresentados por empresas, universidades e instituições de ensino e pesquisa, o quanto Minas tem se preocupado com a criação de um ambiente favorável à inovação.

Para o secretário adjunto Evaldo Vilela, o balanço da feira é extremamente positivo, tendo em vista o grande número de empresários que os organizadores trouxeram à quarta edição do evento para discussão da questão da ciência, tecnologia e inovação. "A Inovatec é crescente. A cada ano se torna melhor e o importante para nós é termos a presença dos agentes que fazem o conhecimento: pesquisadores, estudantes de pós- graduação e empresários que, juntos com o poder público, podem viabilizar o processo de inovação na indústria mineira".

Durante quatro dias, empresas, pesquisadores, inventores, órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa interagiram trocando experiências e informações sobre novas tecnologias. Esse desempenho garante "o avanço tecnológico e produtivo nos vários segmentos da economia brasileira", avalia Nelson Cunha, diretor da Minasplan, empresa promotora do evento. A feira teve o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Público

A Inovatec recebeu nesta quarta edição um público de cerca de 10 mil pessoas, bastante focado na área de tecnologia e inovação e que, por ser formador de opinião, atendeu às expectativas dos organizadores, avalia Cunha. O consultor na aérea de meio ambiente Guilherme Medeiros visitou a Inovatec e considerou a feira diversificada, com estandes de vários segmentos relacionados às novas tecnologias, especialmente incubadoras de empresas. Os estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) Felipe Chagas Rabello, Jaqueline Barbosa e Tâmara Verônica Aguiar também consideraram a Inovatec uma oportunidade de aprendizado, uma extensão da sala de aula, onde se aprende e se ensina.