11h39min - 07 de Março de 2007 Atualizado em 13h06min - 26 de Junho de 2013

Instituto Estrada Real já instalou 1.247 marcos de sinalização

O Instituto Estrada Real, em parceria com as prefeituras, instalou marcos de sinalização turística em mais seis municípios do Caminho Velho da Estrada Real, totalizando 1.247 marcos turísticos (64,75% do total) no eixo principal do trajeto histórico. Até meados de 2007, 1.926 marcos estarão afixados.

BELO HORIZONTE (07/03/07) - O Instituto Estrada Real, em parceria com prefeituras municipais, instalou marcos de sinalização turística em mais seis municípios do Caminho Velho da Estrada Real, que liga Parati a Ouro Preto. Foram instalados os marcos de Passa Quatro, Itamonte e Itanhandu, em Minas Gerais; e de Lorena, Guaratinguetá e Cruzeiro, em São Paulo, totalizando 1.247 marcos turísticos (64,75% do total) no eixo principal do trajeto histórico. Até meados de 2007, todos os 1.926 marcos estarão afixados.

Esta semana, uma operação aérea foi realizada pelo Instituto Estrada Real e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) para a instalação de 23 marcos de sinalização turística em distritos de Ouro Preto. Pela primeira vez, os marcos foram transportados por helicóptero até o local de sua afixação. Seis deles foram instalados no trecho da Estrada Real entre os distritos de Lavras Novas e Chapada e 17 na Trilha do Chafariz, que liga Ouro Preto ao distrito de São Bartolomeu.

Convênios firmados com o Governo do Estado de Minas Gerais e o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, também asseguram a instalação de sinalização de todas as rodovias federais e estaduais que cortam ou levam à Estrada Real.

Placas

Em cada marco há três placas. A redonda, que contém a frase “Eu estou aqui”, está afixada na sua parte central, onde está gravado em baixo relevo o mapa da Estrada Real, com a indicação do trecho no qual o turista se encontra. A placa retangular traz a logomarca do patrocinador e a triangular informa a cidade ou distrito onde o marco está instalado, as distâncias em quilômetros das localidades mais próximas no eixo principal, além do caminho ao qual a cidade pertence (Caminho Novo, Caminho Velho e Caminho dos Diamantes). Dela também constam dados sobre o posicionamento global (GPS), latitude, longitude e altitude e um número de telefone para ser utilizado em caso de emergência policial. Há também um texto relativo a fatos históricos e à geografia local, de autoria da comunidade.