Copa do Mundo

20h48min - 14 de Outubro de 2011 Atualizado em 16h58min - 22 de Junho de 2013

Interiorização da Copa do Mundo ganha força em Juiz de Fora

JUIZ DE FORA (14/10/11) - Juiz de Fora foi palco do 2º Seminário de Centros de Treinamento de Seleção (CTS), realizado nesta sexta-feira (14). Governo de Minas, Prefeitura de Juiz de Fora e Sebrae-MG se uniram à experiência de Ricardo Rocha, ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, campeão do Mundo em 1994, e, de maneira descontraída, passaram aos participantes informações sobre critérios e características importantes para a escolha de um CTS.

Para o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso, o Governo tem o papel fundamental na interiorização da Copa. “É importante sabermos que o empenho da cidade em ser CTS já deixa um legado para a população, por meio de desenvolvimento e capacitação. Belo Horizonte é um cartão-postal de Minas para o mundo, pois é a cidade-sede que integra vários fatores positivos, como os projetos de mobilidade, rede hoteleira, aeroporto com capacidades reais de expansão, além de dois estádios com tecnologia de ponta e que respondem a todos os requisitos da Fifa para Mundial: o Mineirão, que será entregue em dezembro de 2012, e o Independência, que estará pronto no fim deste ano e tem tudo para ser um Centro de Treinamento. Com certeza, nosso esforço está sendo visto com bons olhos no mundo inteiro”, afirma Sergio Barroso.

Em sua palestra, Ricardo Rocha contou suas experiências nas duas Copas do Mundo que participou como jogador (1990/1994), além de outras duas que foi como observador. “Para os atletas, o mais importante é a qualidade do campo de treinamento. É o primeiro critério a ser avaliado. E não adianta ter um bom hotel, luxuoso, se não tiver nele uma boa sala de musculação e de fisioterapia, além de piscina aquecida e internet banda larga”, disse o ex-jogador, que elogiou o posicionamento geográfico de Minas Gerais. "Vocês estão perto de tudo. Isso já aumenta as chances", completa.

O prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, acredita que a cidade esteja preparada para ser um CTS. “Além de excelentes instalações esportivas e hoteleiras, o município possui qualidade de vida e segurança”, garante Custódio.

"É importante que as cidades pré-candidatas a serem Centro de Treinamento conheçam as exigências para receber uma seleção e estejam preparadas para oferecer aos turistas produtos e serviços de qualidade. A Copa é uma oportunidade de negócio e o Sebrae-MG já esta trabalhando para apoiar o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas mineiras", explica o diretor-superintentende do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha.

A segunda parte do evento acontece à tarde, com palestra de representantes da Match – empresa contratada pela Fifa para tratar de hospitalidade durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Assuntos como exigência e prazos para preparação do hotel, inspeções, e a experiência na África do Sul serão tratados.

Pré-requisitos para CTS

Ao todo, 19 cidades mineiras são candidatas a CTS: Araxá, Caeté, Caxambu, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Lagoa Santa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha. A escolha de um CTS está baseada em critérios rigorosos de avaliação de hotéis, aeroportos e campos de treinamento.

Hotel

O hotel deve ter disponibilidade de no mínimo 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região nos meses de junho e julho). Algumas seleções podem precisar de 100 quartos ou mais. O serviço de restaurante deve atender, no mínimo, 55 pessoas, estilo buffet, que seja reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima de 100 pessoas.

Aeroporto

A cidade deve ser próxima de um aeroporto, com capacidade para receber aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e que permita voos noturnos. As seleções exigem uma distância máxima de até 60 minutos de deslocamento Hotel-Aeroporto, via ônibus.

Centro de treinamento

O centro de treinamento deve ter, pelo menos, um campo em excelentes condições e medidas oficiais, além de SPA, piscina e área fitness.  O tempo de deslocamento hotel-centro de treinamento, em ônibus, deve ser de, no máximo, 20 minutos.