14h25min - 05 de Novembro de 2010 Atualizado em 10h59min - 01 de Julho de 2013

Investimentos da Setop na RMBH chegam a R$ 3,8 bilhões

BELO HORIZONTE (05/11/10) - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) já investiu, desde 2003, cerca de R$ 3,8 bilhões em transportes e obras públicas nos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Entre as principais intervenções urbanísticas já realizadas nesta área, destacam-se o Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), a Linha Verde, a duplicação da avenida Antônio Carlos e a Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas, em andamento.

Somente por meio do ProMG, projeto estruturador do Governo de Minas, já foram recuperados 347,1 quilômetros de rodovias na RMBH, área sob a responsabilidade da 1ª Coordenadoria Regional do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). Desde a sua implantação, em 2006, mais de R$ 50 milhões foram investidos na área, sendo as principais rodovias beneficiadas as MGs 010, 020, 030, 040, 060, 323 e 432.

O objetivo do ProMG é, através de seu sistema de gerenciamento de rodovias estaduais, assegurar condições satisfatórias de segurança e trafegabilidade e permitir melhor gasto do recurso público. Nesse sistema, a empresa vencedora da licitação executa os serviços iniciais e fica responsável pela manutenção durante quatro anos.

Atualmente, está em fase de contratação a ampliação dos trechos da RMBH contemplados pelo ProMG de 347,1 quilômetros para 524,0 quilômetros, com previsão de investimentos da ordem de R$ 120 milhões para os próximos quatro anos.

Linha Verde

Já a Linha Verde, constitui o maior conjunto de obras viárias em Belo Horizonte e Região Metropolitana das últimas décadas. Trata-se da construção de uma via de trânsito rápido, com 35,4 quilômetros de extensão, que liga o Centro de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na RMBH, abrangendo as avenidas dos Andradas, Cristiano Machado e a rodovia MG-010. Somente neste empreendimento foram investidos R$ 445,8 milhões do Tesouro do Estado. Hoje, a Linha Verde beneficia cerca de 3,5 milhões de pessoas que moram ou trafegam nas imediações.

Duplicação da Antônio Carlos

Outro investimento importante em Belo Horizonte, a duplicação da Antônio Carlos, com 2,2 quilômetros de extensão, fez com que a Avenida passasse a contar com quatro faixas de trânsito em cada sentido, além de uma faixa exclusiva para ônibus, entre a rua Operários e o Complexo da Lagoinha. As obras contaram com recursos no valor de R$ 250 milhões, sendo R$ 190 milhões do Tesouro do Estado e R$ 60 milhões da prefeitura, e incluíram 8 novos viadutos e 4 passarelas acopladas aos novos viadutos.

Requalificação do Arrudas

Ainda em andamento, a Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas, nos municípios de Belo Horizonte e Contagem, constitui a canalização de parte do ribeirão e tratamento do fundo de vale do Arrudas, com saneamento, recuperação ambiental e melhoria na articulação do sistema viário, desafogando a Avenida Tito Fulgêncio e melhorando o acesso ao vetor oeste. A requalificação urbana inclui também a construção de 672 apartamentos para reassentamento de famílias que ocupam área de risco; remoção de outras 900 famílias para habitações já existentes; e extensão da avenida Tereza Cristina em 2,7 quilômetros.

Neste empreendimento, executado pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG), estão sendo investidos R$ 252 milhões com recursos dos governos do Estado de Minas Gerais e federal e das prefeituras de Belo Horizonte e Contagem. Com a conclusão das obras, cerca de 300 mil pessoas serão beneficiadas diretamente e outras 600 mil, que moram no Vetor Oeste da RMBH, serão beneficiadas indiretamente.