21h47min - 19 de Agosto de 2011 Atualizado em 09h53min - 01 de Julho de 2013

Ipsemg apresenta Planejamento Estratégico de 2011 a 2014

BELO HORIZONTE (19/08/11) - O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) apresentou, nesta sexta-feira (19), no auditório do BDMG, seu Planejamento Estratégico para o período de 2011 a 2014. O Ipsemg, que completa 100 anos em 2012, tem a responsabilidade de prestar atendimento de qualidade a mais de 800 mil beneficiários e desenvolver com competência a gestão de benefícios previdenciários de mais de 450 mil segurados.

O planejamento foi alinhado com a terceira geração do Choque de Gestão definida pelo Governo de Minas e intitulada Gestão para a Cidadania. A meta do instituto para 2014 é o reconhecimento pela excelência na gestão e no atendimento aos beneficiários em saúde e previdência.

O Projeto de Gestão Sustentável apresentado aos servidores foi elaborado em etapas. Em um primeiro momento, com o suporte de consultoria técnica, buscou-se o conhecimento e o entendimento das características gerenciais da autarquia. A partir daí, foi definida a divisão do Ipsemg em três áreas: Previdência, Plano de Saúde e Serviços Próprios (Hospital Governador Israel Pinheiro, Centro de Especialidades Médicas e Gerência Odontológica).

A segunda etapa do trabalho consistiu na construção da identidade organizacional e dos mapas estratégicos, definindo-se também, em sintonia com o planejamento do Governo de Minas, o Negócio, a Visão, a Missão, os Valores e as Crenças do Ipsemg. Com base em diretrizes da Presidência e no diagnóstico de maturidade de gestão, o corpo gerencial construiu, então, os mapas estratégicos dos três negócios do Ipsemg.

Consolidação

A presidente do Ipsemg, Jomara Alves da Silva, afirmou que o objetivo desse processo foi alinhar e direcionar esforços no cumprimento dos objetivos prioritários do Instituto. “O Ipsemg se prepara para consolidar seu papel e viver mais um centenário, com equilíbrio financeiro e com uma oferta maior e de mais qualidade em serviços e produtos", acrescentou.

"O caminho para o cumprimento da missão de assegurar e prestar serviços integrados de atenção à saúde e de concessão dos benefícios previdenciários de forma regionalizada, com qualidade e sustentabilidade, não é fácil, mas é possível”, ressaltou a presidente.

“Por isso, a proposta é que o Ipsemg tenha uma gestão transparente e participativa, com planejamento, direção, objetivos claros e bem definidos, com indicadores e metas mensuráveis e acompanhamento constante para garantir os resultados esperados", concluiu.

Participação

Todos os projetos inseridos no Planejamento Estratégico têm como foco os beneficiários do plano de saúde e os segurados dos benefícios previdenciários, sem perder de vista o pilar da sustentabilidade como condição para sua existência e para ser possível prestar serviços de qualidade.

Eficiência, ética, humanismo, qualidade, transparência, equidade e profissionalismo são crenças e valores que compõem a identidade organizacional do Ipsemg.

São prioridades da gestão do Ipsemg, a maior valorização da promoção da saúde, a regionalização e interiorização dos serviços assistenciais e previdenciários e a valorização dos servidores.